Brazil
June 20, 2018
Com uma semana agitada a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) marcou presença no maior evento sobre soja do país, o VIII Congresso Brasileiro de Soja, que aconteceu de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções, em Goiânia – GO. O evento reuniu empresas, entidades do setor, pesquisadores e estudantes interessados em tudo o que há de mais recente em tecnologia de produção de soja.
Representando os associados e as demais associações do país, a Abrass levou para o congresso a importância do produtor de sementes para a sojicultura nacional. De acordo com o Secretário Executivo da Associação, Leonardo Machado, “O Congresso Brasileiro de Soja é um evento consolidado no setor e todos os anos apresenta novidades tanto tecnológicas quanto de mercado. O tema deste ano é bem atual e trata das novas tecnologias que surgem a todo instante com o objetivo de melhorar a produção agrícola nacional e mundial. Além de abordar também os desafios que os agricultores têm enfrentado no dia a dia para oferecer produtos de qualidade, por meio de boas práticas na produção e comercialização” avaliou.
O Brasil vem se destacando, a cada safra, pelos avanços na produtividade de alimentos e por ser um dos maiores exportadores do mundo. “O Brasil conseguiu mudar a história de sua produção agrícola de forma sustentável e hoje é capaz de alimentar até sete vezes sua população. O que o país fez nessas últimas quatro décadas não tem precedentes em lugar nenhum do mundo”, destacou o presidente da Embrapa, Celso Moretti.
A soja é um dos fatores principais para esse avanço tecnológico e produtivo. Com origem no norte da China, a oleaginosa se tornou um bem para o planeta, sendo cultivada em diversos locais do globo com um potencial produtivo enorme. “Nos últimos anos, a produção de semente de soja passou por um processo significativo de agregação de valor, de tal forma que os investimentos em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) melhorou e agregou novos componentes à composição da semente de soja. Dessa forma a Abrass trabalha constantemente para que o seu associado ofereça sementes cada vez melhores para o mercado”, destacou o Presidente em exercício da Abrass, Tiago Fonseca.
Com uma programação recheada de temas importantes sobre a produção de soja, o Congresso recebeu renomados palestrantes da área que abordaram os mais diversos temas. Entre eles destaca-se a participação de Antônio Pimenta, que representou a Abrass e Agrosem-GO, no circuito de palestras. Com auditório cheio, Pimenta falou sobre a “Visão do produtor de sementes de soja: desafios e gargalos”.