Brazil
April 5, 2018
Evento, que aconteceu no dia 4 de abril, marcou a parceria entre Abrass, Aprosoja Brasil e o Canal Rural, e, fez balanço do encerramento da safra 2017/2018
![????????????????????????????????????](http://abrass.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Carolina-Matos-36-290x200.jpg)
A noite da última quarta-feira (4) foi marcada pela premiação do Projeto Soja Brasil, realizado pelo Canal Rural, em Brasília. Na ocasião a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass) em parceria com a Aprosoja Brasil, entregaram aos deputados Tereza Cristina (DEM-MS) e Nilson Leitão (PSDBMT) a Comenda da Soja, uma condecoração especial destinada a membros do poder público atuantes no setor agropecuário. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e produtores rurais.
A deputada e também presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Tereza Cristina, recebeu a primeira comenda. “É uma honra receber esta homenagem. Quero agradecer os produtores e pesquisadores que fazem as coisas acontecerem neste país. Minha satisfação é enorme. Vale ressaltar a importância de entidades como a Abrass e Aprosoja, que ajudam no sucesso da Frente Parlamentar da Agropecuária. Sem eles, nada seria possível”, disse a deputada.
À frente da FPA, Tereza, trabalhou em prol da derrubada dos vetos presidenciais à Lei 13.606/18, que institui o programa de parcelamento para a dívida do Funrural.
Para o presidente da Abrass, Marco Alexandre, o trabalho da deputada para a melhoria do agronegócio tem sido de suma importância para o desenvolvimento do setor agrícola brasileiro. “Em nome dos produtores de sementes do Brasil, nós da Abrass, gostaríamos de agradecer o seu empenho na derrubada dos vetos do Funrural, principalmente no dispositivo que isentou alguns produtos, inclusive a semente de soja. Essa decisão irá gerar uma economia de mais de 70 milhões por ano para a cadeia de sementes de soja”, disse o presidente.
O deputado e ex-presidente da FPA, Nilson Leitão (PSDBMT), recebeu a segunda comenda da noite. Na oportunidade Nilson avaliou o trabalho feito para a derrubada dos vetos do Funrural. “Fizemos a remissão das multas, dos juros e todos os encargos. Os produtores também terão redução da contribuição, agora estendida para os produtores pessoas jurídicas. Fizemos tudo que foi possível”, afirma Leitão.
A premiação do Projeto foi entregue a dois produtores e dois pesquisadores, sendo uma dupla escolhida por meio de votação popular e os outros dois escolhidos através de uma comissão julgadora. Os ganhadores foram: os produtores, Roberto Chioquetta, de Campo Novo do Parecis (MT) e Roseli Gianchini, do município de Cláudia (MT), e, os pesquisadores Leandro Zancanaro e Ademir Assis Henning.