home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Novas técnicas de melhoramento genético da soja são tema de palestra na reunião dos associados da Abrass


Brazil
September 29, 2017

As novas técnicas de melhoramento genético, como a edição de genomas e o desenvolvimento de cultivares resistentes a doenças foram apresentadas nesta quarta-feira (27) durante palestra na reunião mensal de associados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), em Brasília. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)- Soja Alexandre Nepomuceno traçou uma linha do tempo na qual explicou desde o processo de criação da cultivar de soja RR1, primeira planta transgênica produzida em escala comercial no mundo, até os avanços da pesquisa atual.

Reunião Associados-27-9-17

Segundo Nepomuceno, houve um importante salto tecnológico nos últimos 10 anos que possibilitou reduções de custo e maior eficiência nas pesquisas. “O mundo todo discute atualmente o uso e a regulamentação de novas técnicas, como o Crispr, uma ferramenta que funciona como uma tesoura de alta precisão para a edição de genomas”. Nos Estados Unidos, a técnica está amplamente difundida e no Brasil vem sendo usada por pesquisadores da Embrapa.

A tecnologia Crispr, complementa o pesquisador, abre a possibilidade de criação de novas genomas a partir do melhoramento genético. O presidente da Abrass, Marco Alexandre Bronson, destacou que a biotecnologia é a área atualmente ganha maior importância para o setor. Ele questionou o pesquisador sobre quais seriam as mudanças no setor de soja para os próximos 10 anos.

De acordo com Nepomuceno, o futuro estará baseado no domínio das tecnologias de edição de genomas resistentes a doenças e na formação de um banco de dados genéticos. “Hoje a grande corrida é o Big Data”, afirmou o pesquisador.

Para o vice-presidente da Abrass Carlos Augustin, o Brasil precisa aumentar os investimentos em pesquisa científica e se espelhar em países como a Austrália que possuem um modelo de sucesso na parceria entre governo e entidades de pesquisa.



More news from: ABRASS - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja


Website: http://www.abrass.com.br

Published: September 29, 2017

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved