Brazil
July 20, 2017
CBSementes debate desafios atuais e traz soluções e tecnologias de ponta com foco na produtividade e sustentabilidade do setor sementeiro.
A XX Edição do Congresso Brasileiro de Sementes será realizada de 7 a 10 de Agosto, em Foz do Iguaçu. Para este ano, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), entidade promotora do evento, escolheu como tema central “Sementes: Novos Desafios e Inovações Tecnológicas”. Desafios que não são poucos, diante da pressão econômica enfrentada por agricultores em todo o país e uma necessidade constante de inovação tecnológica, que venha garantir sustentabilidade e o aumento de produtividade em um cenário onde a expansão de terreno cultivado já não pode mais suprir as demandas do mercado.
É neste sentido que a ABRATES reúne pesquisadores, agrônomos, técnicos, sementeiros e produtores rurais para uma mesma discussão. Com um público estimado de mais de 1.500 participantes, o CBSementes promete incluir os diferentes olhares sobre nossa agricultura e pesquisa. Considerando os impactos e desafios para cada segmento e cultura, com o objetivo de ser celeiro de soluções que possam ser levadas a campo e transformadas em resultado concreto para a economia nacional.
Parceria ABRASEM e ABRASS
A ABRATES convidou a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) e a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) a participarem ativamente do evento, dedicando a programação do dia 09 de agoto às discussões práticas sobre o dia a dia da produção e comercialização de sementes e mudas no país. Para Francisco Krzyzanowski, presidente da ABRATES, a iniciativa fortalece ainda mais o evento. “Neste dia discutiremos com os maiores interessados pontos que são preocupantes na cadeia sementeira do país e assim, podemos trabalhar em conjunto para alcançar soluções viáveis. Pesquisa, produção, transferência de tecnologia e produtores estarão focados nos mesmos objetivos, garantindo um debate mais rico e completo”, explica.
Dentre os pontos abordados na quarta-feira, destacam-se as questões regulatórias e de registro de patentes sobre a produção de sementes e mudas e o passivo ambiental gerado pelas sementes tratadas que acabam não sendo comercializadas. Questões para serem pensadas e solucionadas por todos os envolvidos na produção e utilização de sementes e mudas.
Tecnologia de ponta
Além dos aspectos práticos e que demandam ação quase que imediata para garantir a sustentabilidade no setor, é preciso ter os olhos voltados para o futuro, antecipando problemas e, principalmente, soluções! O CBSementes terá espaço para um show room tecnológico de produtos e serviços, com as maiores empresas do cenário Agro expondo as inovações que já estão disponíveis aos produtores do setor.
A programação também traz debates inovadores. Julia Buitink, pesquisadora do INRA – Instituto Frances de Pesquisa em Horticulturas e Sementes – abordará as aplicações de técnicas moleculares que permitem entender e estimar a qualidade das sementes. Alternativa que além de ajudar a elucidar fatores que podem comprometer a qualidade e vigor da semente, permite a seleção de genótipos que possuam as qualidades consideradas mais próximas do ideal.
Novas técnicas de melhoramento genético e o controle de doenças e pragas por meio do RNA já são realidade no ambiente de pesquisa e podem representar um salto qualitativo e quantitativo em nossas lavouras. Os pesquisadores Eduardo Chumbinho de Andrade (Embrapa Mandioca e Fruticultura) e Alexandre Nepomuceno (Embrapa Soja) estarão no XX CBSementes apresentando os resultados de suas pesquisas e perspectivas de utilização.
Unindo tecnologia, realidade no dia a dia de produção e os diferentes públicos envolvidos, certamente o CBSementes será berço de soluções, inovações e muito resultado. Venha ser parte deste debate essencial para a agricultura nacional. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cbsementes.com.br e garantir o desconto especial para inscrições antecipadas.