home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Saiba como o Refúgio pode ajudar na sua lavoura


Brazil
May 15, 2017

Muitos produtores cultivam variedades de sementes com tecnologia Bt. Isso significa que são variedades transgênicas que produzem a proteína Cry1Ac, derivada da bactéria Bacillus thuringiensis. Na prática, esse tipo de soja produz uma toxina capaz de matar pragas como a lagarta da soja, a helicoverpa e a falsa medideira.

Há anos, o produtor brasileiro já sabe que essa tecnologia funciona no campo e vale a pena investir. Porém, o uso exclusivo de variedades Bt nas lavouras por safras sucessivas acelera o processo de seleção de indivíduos resistentes das pragas. As lagartas suscetíveis à tecnologia morrem, enquanto as lagartas mais “fortes” sobrevivem e se reproduzem. Assim, com o passar do tempo, as populações de lagartas resistentes ameaçam a eficiência da tecnologia. É por isso que especialistas e empresas de sementes sempre recomendam a adoção de áreas de refúgio. Confira as orientações para adotar áreas de refúgio na sua lavoura:

1 – Por que plantar refúgio é essencial?

A adoção de áreas de refúgio é fundamental para manejar a resistência de insetos. Muitos produtores acham que área de refúgio é um ‘criadouro’ de pragas e que o número de lagartas vai aumentar, mas na verdade isto não acontece. É preciso ter consciência de que essa é uma atividade preventiva muito importante. A realização do refúgio vai evitar que as lagartas fiquem resistentes à soja Bt, por exemplo.

2 – Qual é a lógica do refúgio?

O objetivo das áreas de refúgio é promover a existência de pragas que são suscetíveis à tecnologia Bt. Na área de refúgio, esses insetos não têm contato com a proteína Cry1Ac, a toxina que mata a lagarta. As mariposas provenientes das áreas de refúgio se movimentam pela lavoura, acasalam com insetos resistentes de outras áreas da fazenda e isso faz com que as novas gerações de insetos também sejam suscetíveis à tecnologia Bt.

3 – Como deve ser o refúgio?

As áreas de refúgio devem ocupar pelo menos 20% da área total destinada ao cultivo. Mas não adianta selecionar um talhão da fazenda e concentrar o plantio convencional ou não Bt numa só área porque dessa forma o refúgio não vai funcionar. Para planejar a área de refúgio é preciso avaliar o tamanho da propriedade, a distribuição dos talhões e a figura de cada talhão. Se o talhão tiver dois quilômetros quadrados, por exemplo, necessariamente o produtor tem de dar um jeito de colocar 20% de refúgio dentro desse talhão, respeitando a distância de 800 metros entre a área Bt e não Bt.

As áreas de refúgio devem estar presentes em toda a fazenda de forma homogênea, em forma de blocos ou faixas, com uma distância máxima de até 800 metros do cultivo Bt. Essa distância tem um motivo claro: é a distância máxima de voo das mariposas. Isso facilita o acasalamento das possíveis mariposas resistentes à soja Bt com as mariposas que estão na área de refúgio.

4 – Semente convencional ou transgênica?

O produtor pode plantar uma semente convencional ou qualquer variedade transgênica que não seja Bt. É possível, por exemplo, cultivar a soja a RR2e adotar áreas de refúgio com a soja RR1. 

5 – Cuidado com a semeadura

Plantar soja precoce, por exemplo, e adotar áreas de refúgio com uma variedade de soja tardia também não funciona. O desenvolvimento das populações de pragas e o comportamento da lagarta está diretamente ligado ao desenvolvimento da planta e às condições ambientais. O ideal é sincronizar as semeaduras. A lavoura Bt e as áreas de refúgio devem ser semeadas na mesma época.

6 – Não se desespere com a desfolha

Por exemplo, nas áreas de refúgio poderá haver a incidência de pragas como a lagarta da soja e a falsa medideira e, consequentemente, um nível de desfolha maior do que nas lavouras Bt. A orientação é não se desesperar e realizar normalmente o manejo indicado para a soja convencional ou a variedade transgênica utilizada nessas áreas.

Existem diferentes modelos para dispor as áreas de Refúgio. Entenda as principais características de cada uma e escolha a que melhor se encaixa na sua propriedade.

Acesse o site: http://www.intactarr2pro.com.br/refugio e saiba mais sobre está prática.

 
 
 
 
 
 
 
 

 



More news from: Sementes Estrela


Website: http://www.sementesestrela.com.br/

Published: May 16, 2017

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved