Brazil
April 3, 2017
A ABRASS e a Caixa Econômica Federal assinaram na tarde da última quarta-feira (29) um Termo de Cooperação Técnica que proporcionará diversos benefícios aos associados da ABRASS e seus clientes. A partir de agora, todos os associados da ABRASS e os agricultores/clientes indicados pela associação terão atendimento diferenciado na CAIXA.
Para o presidente da associação, Marco Alexandre Sousa, a parceria abre portas para a CAIXA conhecer ainda mais o setor de sementes de soja e proporcionar melhores condições de investimento. “Os tramites operacionais do crédito rural junto ao agente financeiro é uma das maiores preocupações do setor. Esse termo vem para aprimorar essa relação, de forma a oferecer agilidade na liberação das operações e melhores condições de negociação para os associados da ABRASS e seus clientes”, explicou.
Além de um pacote de crédito rural especial, o termo oferece condições diferenciadas voltadas para questões comerciais, bem como aplicação financeira com taxas ainda melhores, financiamento de imóvel, manutenção de seguridade, entre outros. “Construímos um pacote diferenciado, com condições e benefícios de vários produtos da Caixa”, destacou Abel Reder, gerente Nacional de Produtos e Estratégias do Agronegócio da Caixa.
Para o Superintendente Nacional de Agronegócio da Caixa, Ricardo Rios, essa parceria permite que o banco conheça melhor o agronegócio e se aproxime ainda mais do setor de sementes de soja, de modo a ver quais são as reais necessidades do setor e discutir as formas ideais para atender as demandas. “Construir esse relacionamento é muito importante. Quando a gente fala de crédito, conhecer o cliente, estar próximo, isso molda todo o produto, inclusive com relação à exigência com garantia, já que cada setor tem um modelo de negócio diferente. Então, cada aproximação é para a gente entender melhor e poder construir algo que seja adequado”, esclareceu.
Com a assinatura, o próximo passo é a Caixa fazer a divulgação da parceira em todas as suas agências, indicando todos os benefícios que os associados da ABRASS e seus clientes têm ao se apresentarem ao banco com a indicação da associação.
Para que o atendimento ao setor seja ainda mais eficiente, a Caixa tem expandido em diversas regiões do Brasil, colocando profissionais especializados para atender as demandas em várias agências. “No Mato Grosso, por exemplo, a Caixa está com 10 polos voltados para o agronegócio, com gerentes dedicados exclusivos, algo que na estrutura da Caixa não existia. Também foi colocado um gerente regional para tratar exclusivamente de agronegócio, um engenheiro agrônomo para visitar cada um desses polos, com o objetivo de agregar valor aos serviços”, explicou Abel.
Marco Alexandre destacou, ainda, a importância desse investimento do banco, tendo em vista a dinâmica do agronegócio, quando as tratativas são anuais. “Como a agricultura é anual, o quanto antes a gente começar a trabalhar, melhor, porque tudo o que nós decidimos agora é para o outro ano. Qualquer coisa que você deixar de fazer em uma determinada oportunidade, você perde. A agricultura não é como uma indústria em que você pode ir ajustando de um mês para o outro”, relatou. “E o papel da ABRASS aqui é divulgar ainda mais esse trabalho da Caixa com os nossos clientes e orienta-los a procurar o banco para iniciar os trabalhos”, acrescentou.
Ao final do encontro, ficou acordado da ABRASS entrar em contato com os Superintendentes Regionais de Agronegócio da Caixa para promover um encontro com as entidades representativas do setor de sementes de soja estaduais, de modo a trabalharem o termo com mais proximidade.