Brazil
February 8, 2017
![](http://www.sementesestrela.com.br/system/filemanager/file_system/noticia_foto_138_567_1486553879.jpg)
Mais de 100 pessoas, entre produtores de soja, agrônomos, revendedores e técnicos, conheceram, na sexta-feira, 3 de fevereiro, o Centro de Tratamento de Sementes – CTS - da Sementes Estrela. O grupo estava participando da V Rota Tecnológica Dimicron, realizada através de uma parceria entre Futura Agrícola, Sementes Estrela e Dimicron, empresa de fertilizantes foliares que está entre as três maiores do setor no país. A CTS foi a primeira estação a ser visitada na Rota, que iniciou ao meio dia com um almoço de confraternização, em Erechim. O evento foi coordenado pelo RTV Dimicron, Maurício Brondani.
No CTS, foram recepcionados pelo gerente comercial de Insumos da Sementes Estrela, Aluizio Cominetti, que deu as boas-vindas a todos, agradecendo a presença e destacando que a SE é a 2ª maior produtora de sementes do Rio Grande do Sul. Ele anunciou que, no próximo dia 16, a empresa estará inaugurando mais um Centro de Tratamento de Sementes em Tupanciretã, com um equipamento igual ao de Erechim. Aluizio também destacou que a CTS é certificada com o Selo de Excelência em Tratamento de Sementes Seedcare, outorgado pela Syngenta aos produtores de sementes com melhor atendimento às especificações no que se refere ao tratamento de sementes.
Na sequência, gerente de sementes da área comercial da Sementes Estrela, Leandro Berlanda, abordou o processo de funcionamento do equipamento, que tem capacidade para 20 toneladas/hora, os seus componentes e os dispositivos de segurança. Segundo ele, o tratamento industrial de sementes evita o gasto a mais do agricultor, que não precisa tratar a semente na propriedade. Com este avanço tecnológico o agricultor recebe a semente pronta para realizar o cultivo.
Em seguida, o responsável pela unidade, o engenheiro agrônomo Jean ...., explicou o funcionamento da potente máquina, mostrando os passos pelos quais passa a semente para receber o tratamento industrial.
De acordo com Aluizio Cominetti, evolução e tecnologia andam juntas na Sementes Estrela. “Temos o que há de mais avançado em tecnologia de tratamento industrial de sementes aliado a produtos de última geração na proteção e nutrição da semente”, enfatizou. Destacou os benefícios desta tecnologia que são segurança de não contaminação do produtor e sustentabilidade do meio ambiente, além de garantia de alta produtividade.