O laboratório de ensaio químico da Estação Experimental da Epagri em Caçador obteve novamente em dezembro selo com conceito A de qualidade do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV). O selo atesta a qualidade das análises desenvolvidas por esta unidade e é referente ao biênio 2015/2016. Os principais objetivos desta certificação são estimular a prática da análise foliares, controlar a qualidade do trabalho, garantir ao usuário a confiança nos resultados e o aprimoramento constante da metodologia de análise.
O PIATV é coordenado pelo Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP. O programa está baseado no envio de amostras de tecido vegetal, identificadas apenas por uma numeração, para os laboratórios avaliados. Cabe a estes laboratórios enviar os resultados de macro e micro nutrientes destas amostras, respeitando ainda os prazos estabelecidos pelo programa. Apenas laboratórios com nota A ou B têm direito ao recebimento do selo de qualidade.
A análise química de tecido vegetal ou análise foliar é uma importante ferramenta de avaliação do estado nutricional das plantas, ou seja, permite verificar se o adubo aplicado supriu as necessidades do vegetal e se existe deficiência ou toxidez de algum nutriente. Os resultados dessa análise devem auxiliar os produtores rurais para o adequado monitoramento dos sistemas de produção agrícola, visando ajustes em programas de adubação, em busca de produtividade e economia, sempre respeitando o meio ambiente.
A análise foliar permite o diagnóstico rápido da necessidade ou não de suplementação dos nutrientes, principalmente os micronutrientes, uma vez que a avaliação das condições da planta e a definição de adubação desses elementos não podem ser detectadas apenas pela análise do solo. Agora os agricultores têm mais uma garantia da qualidade das análises realizadas pelo laboratório da Epagri.