Brazil
December 19, 2016
![GT_Boas Práticas - ABRASS (4)](http://abrass.com.br/wp-content/uploads/2016/12/GT_Boas-Pr%C3%A1ticas-ABRASS-4-300x200.jpg)
Com o objetivo de desenvolver um Manual de Boas Práticas na Produção de Sementes de Soja, a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) reuniu 32 responsáveis técnicos de suas associadas, de diversas regiões do País, para trocar experiência e formular o conteúdo base da publicação. O encontro aconteceu nos dias 15 e 16 de dezembro, na sede da entidade, em Brasília, onde os profissionais participaram de palestras e reuniões de grupos, guiados por pesquisadores renomados do setor sojicultor.
As palestras que direcionaram os técnicos durante a reunião foram: Produção de Sementes de Soja; Doenças e Pragas na Produção de Sementes de Soja; Armazenamento e Beneficiamento de Sementes de Soja; e Amostragem e Análise de Sementes de Soja, ministradas pelos pesquisadores e doutores Silmar Peske, Ademir Henning, Francisco Krzyzanowski e Maria de Fátima Zorato, respectivamente.
Após participarem das palestras, os profissionais foram divididos em grupos para discutir, separadamente, cada tema e formularem protocolos bases para o manual. De acordo com a avaliação do Prof. Dr. em Engenharia Agrônoma Silmar Peske, a dinâmica da reunião proporcionou uma compreensão maior aos técnicos sobre a demanda das reuniões de grupo, além de garantir a qualidade do manual. “Essa dinâmica foi muito importante, devido ao mercado de sementes, que tem diferentes atores, os quais precisam ser fortes, e a ABRASS fortifica os produtores de sementes de soja. O produto que resultará dessa reunião será de alta qualidade e um diferencial para o agricultor, além de fortalecer ainda mais a ABRASS”, ressaltou.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho de Boas Práticas na Produção de Sementes de Soja da ABRASS, Elton Hamer, a reunião proporcionará um grande avanço tanto para o setor sementeiro quanto para os produtores de soja. “O resultado dessa reunião será um diferencial para a organização dos sementeiros, de forma que todos ganham, inclusive os agricultores, porque o negócio só é bom quando todos ganham. O objetivo desse manual é estabelecer alguns pontos simples, que ajudam muito na percepção da qualidade do produto que o agricultor e o produtor rural de soja recebem, e que às vezes escapam”, pontuou. Sobre os trabalhos apresentados pelos técnicos, após as reuniões de grupo, Elton fez questão de destacar: “Esse vai ser o primeiro encontro de muitos e, com certeza, seremos muito requisitados pelos nossos associados”.
Segundo o pesquisador Geri Meneghello, coordenador do projeto, o próximo passo para a formulação do manual será uma análise dos oito protocolos bases gerados pelos responsáveis técnicos das sementeiras durante a reunião. “Após a elaboração do texto base, o material será revisado por um especialista técnico e, em seguida, faremos mais uma reunião para fechar o manual”, explicou Geri. O coordenador avaliou como positivo o evento, especialmente pela oportunidade de reunir no mesmo ambiente aspectos práticos e científicos. “Um ponto bastante importante dessa reunião é a oportunidade de colocar em uma mesma sala o meio acadêmico e os técnicos, conversando com responsáveis técnicos das sementeiras, alinhando aspectos científicos e práticos. Aqui tem pessoas do mais alto gabarito, o que é muito bom para esse trabalho que estamos realizando”.
A expectativa da ABRASS é publicar o Manual de Boas Práticas na Produção de Sementes de Soja durante o XX Congresso Brasileiro de Sementes, que acontecerá entre os dias 7 e 10 de agosto, em Foz do Iguaçu-PR.