Brasil - Setor precisa de normatização sobre destinação de embalagens de sementes tratadas
Brazil
August 26, 2016
![DSC_0546](http://abrass.com.br/wp-content/uploads/2016/08/DSC_0546-300x200.jpg)
A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) participou, na manhã de quinta-feira (25) do painel “Recolhimento e destinação de embalagens de sementes tratadas”, durante o XXXV Ciclo de Reuniões Conjuntas da Comissão de Sementes e Mudas do Paraná (CSM-PR), em Foz do Iguaçu.
Edivandro Seron, consultor da ABRASS, apresentou ao público um estudo realizado com sacarias de sementes tratadas, que passaram por processos de reciclagem tanto em laboratório quanto em escala industrial.
“De acordo com todos os testes realizados, a embalagem de sementes tratadas não apresenta resíduos perigosos e não é adequado enquadrá-la na mesma categoria que embalagens de defensivos químicos”, explicou Edivandro aos presentes.
O estudo também mostra que os níveis de resíduos nas embalagens de sementes tratadas podem ser comparados com os níveis autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em alimentos.
“O melhor caminho é criar uma logística reversa em que ocorra a reciclagem do papel dessas embalagens. Não tem porque incinerar esse material. A reciclagem representa preservação ambiental e economia”, finalizou Seron.
More news from: ABRASS - Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja
Website: http://www.abrass.com.br Published: August 26, 2016 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |