Brazil
June 21, 2010
De 13 a 30 de junho, os núcleos rurais Taquara e Pipiripau serão palco de uma festa organizada para divulgar o cultivo de pimentão na região, um dos mais importantes do país
O pimentão é a atração principal do evento que movimenta, a partir deste domingo (13), os núcleos rurais Taquara e Pipiripau, na região administrativa de Planaltina/DF. A XII Semana do Pimentão vai até o dia 30 e tem como objetivo divulgar e valorizar a região, que é referência em termos de tecnologia, quantidade e qualidade do produto.
A programação inclui concurso do melhor pimentão, apresentações musicais, oficinas de culinária com pimentão, palestras, peça teatral, corrida rural, além do desfile e eleição da rainha do pimentão. Produtores do DF também poderão participar do programa Um Dia de Campo, que irá abordar híbridos e boas práticas de colheita, além de pós-colheita de hortaliças sensíveis, como o repolho, couve-flor, brócolis, abóbora, pepino e tomate.
O evento é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), Embrapa Hortaliças, Sebrae, Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape), associações comunitárias e outros parceiros.
Destaque na produção
Cerca de 17% das sementes híbridas de pimentão importadas pelo Brasil são adquiridas por Taquara e Pipiripau, que também se destacam como maior e mais importante pólo de produção do pimentão sob cultivo protegido do Brasil.
Os núcleos rurais têm se destacado no cultivo do produto desde a década de 80, com o total apoio de técnicos da Emater-DF. Hoje são produzidas, em média, 10 toneladas de pimentão por dia.
Na região, cerca de 200 produtores se dedicam à produção de pimentão. A maioria deles está organizada por meio da Cootaquara.
Clique aquie confira a programação.