Brazil
May 31, 2016
Fonte
![arroz_clearfield_cultivar_Basf](http://www.epagri.sc.gov.br/wp-content/uploads/2016/05/arroz_clearfield_cultivar_Basf-300x225.jpg)
A Epagri celebra nesta quarta-feira, 1 de junho, nove anos de sucesso de parceria com a Basf no desenvolvimento do Sistema de Produção Clearfield de Arroz em Santa Catarina. Na ocasião será formalizado o repasse para a Epagri de valor superior a R$ 800 mil, relativo somente aos royalties das sementes das variedades Clearfield comercializadas em 2015.
A reunião acontece a partir das 11h, na sede da Epagri, em Florianópolis, e vai contar com a presença de representantes da Empresa, da Basf, da Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz Irrigado (Acapsa), da Câmara Setorial do Arroz, do SindArroz SC e de outras instituições do setor.
O Sistema de Produção Clearfield permite ao produtor otimizar seus recursos e melhorar a produtividade das lavouras. Ele é eficiente no manejo do arroz daninho, que é o grande inimigo da orizicultura catarinense. A presença dessa planta indesejável nas lavouras provoca menor aproveitamento da adubação nitrogenada, redução na produtividade (kg/ha), maior custo de produção, menor rendimento de engenho e depreciação do produto colhido.
Desde 2007 a Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) desenvolveu três cultivares de arroz Clearfield: SCS115 CL; SCS117 CL e SCS121 CL. Além do processo de melhoramento genético, a Epagri produz e disponibiliza as sementes genéticas e básicas, que são multiplicadas e comercializadas pelos associados da Acapsa.
A Basf é responsável pelo processo de monitoramento da multiplicação e comercialização das sementes e pela arrecadação dos royalties pagos pelos usuários da tecnologia. Também comercializa os produtos recomendados para o Sistema Clearfield de produção de arroz.
“Os recursos repassados à Epagri novamente são investidos em pesquisa, para que a instituição possa continuar o processo de desenvolvimento tecnológico que irá beneficiar produtores e consumidores”, esclarece José Alberto Noldin, Gerente da EEI.
O Brasil é o nono produtor de arroz do mundo. Santa Catarina é dono da segunda colocação na produção nacional, tendo produzido cerca de 1,090 milhão de toneladas na safra 2014/2015, segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa). O produto movimenta uma cadeia de valor organizada e representativa no Estado, principalmente nas regiões dos Litorais Sul e Norte e Alto Vale do Itajaí, destacando-se as microrregiões produtoras de Araranguá (33,05%), Joinville (14,49%), Tubarão (14,15%) e Criciúma (13,77%).
Santa Catarina tem o melhor e mais organizado programa de produção de sementes certificadas de arroz irrigado do Brasil. Cerca de 80% dos produtores de arroz catarinenses utilizam sementes certificadas, e mais de 95% da área plantada com arroz irrigado no Estado utiliza uma das mais de 20 variedades desenvolvidas pela Epagri. “A recomendação da Epagri é de que o produtor utilize somente sementes certificadas, pois as de origem desconhecidas não oferecem nenhuma garantia de qualidade”, observa Noldin.
Serviço
- O que: recebimento de royalties relativos à comercialização das sementes Clearfield no ano de 2015;
- Quando: Dia 1 de junho, quarta-feira, às 11h;
- Onde: Na sala de reuniões da diretoria na sede da Epagri, em Florianópolis: Rodovia Admar Gonzaga, 1.347, Itacorubi;
- Mais informações com José Alberto Noldin: (47) 3398-6296 / 8861-5878.