A PGA é um sistema público informatizado composto por uma Base de Dados Única – BDU - e diferentes módulos de gestão de informações de interesse da defesa agropecuária e do agronegócio brasileiro.
“Acreditamos que o avanço da competitividade do agronegócio brasileiro passa pela modernização do setor, e essa depende diretamente de informações. Temos a convicção de que a PGA e, principalmente, o cadastro único de produtores, estabelecimentos rurais e demais integrantes do agronegócio, proporcionarão um novo impulso para o crescimento das diferentes atividades agrícolas do país”, afirma o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson e Sousa.
Em audiência recente com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, a ABRASS parabenizou-a pela publicação da Instrução Normativa e ressaltou a importância do funcionamento da plataforma de maneira mais efetiva o quanto antes.
A ABRASS, junto a outras entidades - a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) – colocou sua estrutura operacional à disposição do ministério com o objetivo de unir esforços em prol da rápida e plena implementação do cadastro único.
A PGA e o cadastro único são ferramentas essenciais para a formulação de políticas públicas eficientes, melhor controle e fiscalização de práticas ilegais, incentivo à adoção de boas práticas de produção e outros benefícios.