Estação Experimental de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brazil
September 2, 2015
O Estado do Rio Grande do Norte sediou a 1ª Mostra Tecnológica para Mercados Nacionais de Melões e Melancia, promovida pela Bayer CropScience, no dia 20 de agosto na Estação Experimental da empresa em Mossoró. Mossoró é uma das cidades mais importantes do Estado devido a tecnificação da fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, conferindo à cidade um dos maiores PIB per capita da região.

Visitantes percorrendo as cinco estações técnicas.
O evento foi dedicado aos aos principais compradores e vendedores de melões e melancias de todo o Brasil, bem como a produtores das regiões do sul da Bahia, Vale do São Francisco (localizado entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) e estado de São Paulo. Oferecemos informações especializadas em cinco estações montadas ao longo de um campo de dois hectares de melões e melancias. Quatro das estações representavam nosso portifólio de produtos, com diferentes tipos de frutas: 1) Melões Amarelos e Pele de Sapo, 2) Melões Galia e Cantaloupe, 3) Melões tipo Harper e 4) Melancias Sem Sementes. A quinta estação foi dedicada a proteção de cultivos.
Os principais temas de discussão foram a cadeia produtiva destas frutas e as soluções integradas para o manejo de pragas e doenças com foco em qualidade e produtividade da lavoura. “O objetivo principal foi apresentar as variedades de sementes da Bayer Vegetable Seeds de melões e melancias”, enumerou Vinícius Bueno, gerente para os cultivos de melões e melancias da Bayer Vegetable Seeds para América do Sul.

Produtores e compradores visitando os campos demonstrativos.
Além disso, a empresa apresentou também defensivos agrícolas como o fungicida/bactericida biológico Serenade®; o inseticida Calipso®, com foco em melão; e o fungicida Infinito®, cujo uso foi recentemente estendido para as culturas de melão e melancia. “Toda essa programação foi apresentada em forma de palestra e mostra técnica, incluindo a degustação dos produtos nas cinco estações montadas no campo”, explica Bueno.
O evento mostrou claramente todo o diferencial do nosso portifólio de melões e melancias produzidos na Estação Experimental da empresa, enaltecendo características como alta qualidade, sabor e pós colheita. “Estas variedades são exportadas quase que exclusivamente para o mercado europeu. Com esse evento mostramos que a qualidade dos frutos produzidos localmente também se encaixa muito bem para o mercado interno”, finaliza Vinicius.
Visita ao campo demonstrativo.
Sobre a Bayer CropScience
A Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de EUR 9.494 bilhões (2014), sendo uma das líderes mundiais em ciências agrícolas e inovação nas áreas de sementes, proteção de cultivos e controle de pragas não-agrícolas. Oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a proteção de cultivos baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de suporte para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrange desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 23.100 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 119 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,6 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo.