Brazil
July 15, 2015
Pelo menos 20 produtores da região de Paraguaçu Paulista estiveram reunidos no 1º Dia de Campo realizado sobre produção de silagem com milho, em Paraguaçu Paulista. Para a iniciativa, a Coopermota conta com a parceria das empresas Riber, que atua no setor de sementes, e TimacAgro, ligada ao setor de adubos. O evento foi realizado no sítio Nossa Senhora de Fátima, bairro do Campinho.
Na ocasião foi apresentado o híbrido 9308, da Riber, específico para silagem com adaptação às características climáticas e de solo da região. Por resultar em uma planta de maior porte, este híbrido oferece mais massa utilizada na produção da silagem. Além disso, sua maturação é mais lenta, o que faz com que o milho permaneça mais tempo no ponto de silagem.
Da mesma forma, foi apresentada a adubação de base com a fórmula de 12-10-10. Trata-se de um adubo diferenciado, com NPK no mesmo grão, o que evita a segregação de nutrientes. É um adubo protegido, que faz uma micro correção do PH do solo na linha de plantio. Os solos com PH baixo possibilitam uma maior eficiência do nutriente, que é disponibilizado 100% à planta.
O desenvolvimento do híbrido apresentado no Dia de Campo vem sendo acompanhado para que se obtenha dados específicos de produção desta variedade na região. O gestor da unidade de Paraguaçu Paulista, Cristiano Tomieiro, explica que antes do plantio o solo foi analisado e agora deverá ser verificada a produtividade do híbrido. “Estamos com uma expectativa de uma produção entre 80 e 90 toneladas de matéria seca por alqueire para a lavoura que estamos acompanhando. É uma excelente produtividade”, diz.