A abertura da reunião ocorreu nessa terça-feira (30), em Natal, e foi organizada pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SNPC/SDC), que representa o Brasil junto à Upov. Participam do encontro 20 especialistas de 10 dos países membros da Upov.
As reuniões ocorrem anualmente, em diferentes países, para estimular a participação e intensificar a troca de experiência entre especialistas que trabalham no aperfeiçoamento das ferramentas computacionais disponíveis, aumentando a compatibilidade entre elas e permitindo o intercâmbio de informações entre os países.
O encontro tem o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Associação Brasileira de Obtentores Vegetais (Braspov) e da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).
Proteção de cultivares
A Lei de Proteção de Cultivares, de 1997, incentiva a pesquisa em melhoramento de plantas, visando ao aumento de novas cultivares disponíveis para o plantio pelos agricultores.
O SNPC concede certificados de Proteção de Cultivar, reconhecendo a propriedade intelectual sobre as variedades de plantas que permitem a exclusividade de exploração da cultivar, podendo impedir a produção e comercialização por terceiros, sem a devida autorização.