Brazil
April 6, 2015
A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) apoia as discussões no sentido de verificar a viabilidade de aumentar o padrão legal de germinação de sementes de soja de 80% para 85%.
A demanda partiu da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) que, em reunião recente com outras entidades, propôs a medida naquele Estado como uma das ferramentas para aumentar a qualidade do produto.
Para o presidente da ABRASS, Marco Alexandre Bronson e Sousa, esta é uma medida válida e a associação irá fomentar a discussão sobre o tema nos estados produtores de sementes de soja.
Segundo Marco Alexandre, é importante, em princípio, verificar a viabilidade e os trâmites legais necessários para efetuar a mudança, além de promover um alinhamento com as unidades da federação que representam a atividade, para que seja formalizada uma nova normativa de alcance nacional.
Em termos de qualidade, o presidente da ABRASS acredita que a mudança no padrão de germinação seria benéfica a toda a cadeia de soja e ressalta que, atualmente, as melhores sementeiras do país já alcançam esta meta.
Sobre a ABRASS
A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) foi fundada em 2012 com o propósito de representar os interesses de produtores multiplicadores de sementes de soja, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do setor, aliado ao bem comum de toda a cadeia e da sociedade.
A ABRASS tem, atualmente, associados distribuídos em 12 estados brasileiros que, juntos, somam em torno de 70% da produção de semente de soja do país.
A associação tem sede em Brasília e possui associados nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal.