Brazil
February 23, 2015
A Sementes Estrela reuniu, na última segunda-feira, 23, direção, equipe técnica e seus 36 cooperados para um jantar de confraternização. O evento foi realizado no Brasão do Colosso com o objetivo de valorizar o trabalho sério, comprometido e responsável dos empresários rurais que contribuem para alcançar novos patamares de produtividade através da produção de sementes de alta qualidade.
Ao dar as boas-vindas, o diretor-presidente da Sementes Estrela, Efraim Fischmann, lembrou do início da Fazenda Roseira, em Jacutinga, em 1970; do começo da produção de sementes, em 1975; da fundação da Sementes Estrela, em 1997, no antigo Moinho, onde hoje está a Matriz da empresa; e da formação do seleto grupo de cooperados, muitos deles presentes no evento. Ele destacou a trajetória de uma cultivar até o seu lançamento, trabalho que inicia cerca de um ano e meio antes e que é resultado do trabalho de toda uma equipe. Quando chegam as novas variedades, que são o que há de melhor em tecnologia e pureza, para o plantio dos cooperados, elas já passaram pelos laboratórios da empresa e foram testadas nos campos experimentais da empresa. Atualmente estão em ensaio 54 cultivares, sendo 33 Intactas e 21 cultivares RR 1 na Fazenda Roseira, em Jacutinga
Segundo Efraim, os cooperados recebem a primeira geração da semente e, por isso, eles têm uma grande importância para o desenvolvimento da economia brasileira, pois contribuem para aumentar a produtividade no campo, através das novas cultivares. Ele falou que entre as grandes vantagens de ser um cooperado estão atendimento diferenciado – são os primeiros a receber tecnologia de ponta, gestão de logística e assistência técnica.
Os gerentes Leandro Berlanda e Tiago Webber abordaram assuntos gerais sobre produção, projetos, relembraram a entrada das variedades transgênicas no Brasil e suas dificuldades, as novas e diferentes gerações de sementes, potencial genético e histórico da produção. Em termos de variedade, informaram que de 12 variedades ofertadas no ano passado, hoje são 21 para atender todo o Brasil e também a exportação.
O momento serviu, também, para anunciar o Prêmio de Excelência em Tratamento de Sementes conquistado pela Sementes Estrela. Somente três empresas receberam este selo de qualidade de sementes no Brasil, sendo a Sementes Estrela a única no Rio Grande do Sul. Por isso, toda a sacaria utilizada terá estampado este selo que diferencia o produto atestando a sua qualidade.
Após o jantar e da sobremesa, os presentes receberam catálogos de cultivares e um presente da Sementes Estrela.