Fundação Pró-Sementes semeia parcelas de pré e pós-controle de culturas de verão
Brazil
October 30, 2014
![](http://www.fundacaoprosementes.com.br/img/201410301630102132953290_m.jpg)
A unidade de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes já implantou os campos de pré e pós-controle de culturas de verão no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Em Passo Fundo (RS), os trabalhos aconteceram entre 21 e 27 de outubro. Foram semeadas 2.300 parcelas de 82 cultivares de soja oriundas de amostras de lotes de 90 produtores de sementes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, o campo conta com parcelas de cultivares de milheto, capim sudão e feijão.
Em Campo Mourão (PR), as chuvas atrasaram o plantio, que ocorreu no dia 22 de outubro. A área conta com 597 parcelas de 59 cultivares de soja provenientes de amostras de lotes de 23 produtores do Paraná e de São Paulo. Nesta safra, o campo foi implantado em uma área do Colégio Agrícola da cidade, graças a uma parceria firmada entre a Fundação e a instituição de ensino. “Dessa forma, estaremos contribuindo com o aprendizado dos alunos, que irão nos ajudar na condução do campo”, explica Jonas Farias Pinto, gerente da filial de Campo Mourão da Pró-Sementes.
No Mato Grosso, o campo ainda não foi implantado devido a estiagem que afeta a região.
As parcelas de pré e pós-controle são o grande diferencial do Modelo de Certificação de Sementes da Fundação Pró-Sementes. O sistema consiste na semeadura de amostras dos lotes certificados na safra anterior (2013/2014) e que poderão ser utilizados pelos produtores de sementes para a implantação de seus campos de produção na safra seguinte (2014/2015). O objetivo é avaliar a identidade genética e a pureza varietal dos lotes certificados das categorias básica, C1 e C2.
More news from: Fundação Pró-Sementes
Website: http://www.fundacaoprosementes.com.br/ Published: October 30, 2014 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |