Brazil
October 29, 2014
![](http://www.syngenta.com/country/br/pt/imprensa/releases/PublishingImages/milho.jpg)
O milho é uma das principais culturas mundiais. O grão amarelo é um dos principais componentes de ração para animais e está presente em muitos alimentos industrializados, seja pela farinha de milho ou pelo amido usado em suas receitas. Ao longo dos anos, os pesquisadores vêm desenvolvendo sementes com mais resistência à insetos, que adoram atacar plantações dessa cultura.
Nessa linha, a Syngenta conseguiu algo inédito: a primeira aprovação de um milho com quatro eventos.Na agricultura, “evento” é a palavra usada para nomear características geneticamente modificadas específicas na sementes, conhecidas como transgênicas, que podem ajudar a melhorar alguma etapa do cultivo.
No caso dos 4 eventos combinados, a nova semente oferece dois eventos que ajudam a controlar lagartas, uma das principais pragas que atacam a cultura. O terceiro evento traz resistência à herbicidas, ou seja, ao aplicar esse agroquímico na plantação, somente as ervas daninhas (que também são outra causa de perda de produção) são eliminadas.Por fim, o quarto e novo evento deixa o milho resistente à insetos que atacam a raíz.
Para a nova semente ser aprovada ela passou pela CTNBio, a Comissão Técnica Nacional de Biotecnologia, que tem entre seus objetivos avaliar e produtos transgênicos no Brasil e certificar que esses produtos são tão seguros quanto os cultivos convencionais não transgênicos.
A tecnologia traz muitas vantagens ao produtor. Com a nova semente, o uso de inseticidas na produção é menor, sendo mais econômico. É mais comodidade e conforto durante o cultivo.