São Paulo, Brasil
May 9, 2014
A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF acaba de lançar no mercado brasileiro o Fastac® Duo, inseticida que traz dois princípios ativos, que pela primeira vez, são utilizados para o controle do percevejo na soja: o acetamiprido e a alfacipermetrina. O produto está registrado para o manejo do percevejo marrom (Euschistus heros), pequeno (Piezodorus guildinii) e verde (Nezara viridula).
"Para que o produtor obtenha bons resultados, é fundamental o planejamento da safra em prol da prevenção, pois esses insetos têm característica sugadora, o que provoca a má formação dos grãos e vagem e, consequentemente, o baixo rendimento em produtividade, isto é, um grão de menor peso e baixa qualidade", afirma Carlo Luz, gerente de Marketing Cultivos Extensivos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.
De acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os percevejos são um dos problemas que mais preocupam os produtores de soja. A insituição afirma ainda que é cada vez mais comum se deparar com situações como densidades elevadas de percevejos, resistência a inseticidas, falhas de controle e desequilíbrio ambiental, fatores que também potencializam o ataque de outras pragas como ácaros e lagartas que atacam vagens. Por isso, a importância do manejo integrado de pragas e do monitoramento permanente da lavoura.
A composição exclusiva de ativos de Fastac® Duo confere seletividade e eficácia biológica contra os percevejos. Além disso, o produto pode ser utilizado de forma rotacionada e, consequentemente, auxiliar no manejo de resistência dos insetos.
“Além do já consagrado inseticida Nomolt®, a BASF fortalece seu portfólio de soluções para o controle de pragas na cultura da soja com a inclusão de Pirate® e Fastac® Duo. Para reforçar essa mensagem a empresa está lançando este mês a campanha intitulada Comando Antipragas, que visa orientar sobre a utilização destes produtos de acordo com o Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, finaliza Luz.
- O produto Fastac DUO está devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob o número 10913.