Brazil
April 1, 2014
Representantes do conselho de administração da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS) reuniram-se na sede da entidade, em Passo Fundo, no dia 27 de março de 2014.
No primeiro encontro do ano, os conselheiros foram informados sobre a situação financeira da associação, que obteve superávit contábil em 2013. Eles também receberam um relatório das atividades desenvolvidas pela APASSUL no ano anterior, bem como dados referentes a produção de sementes no estado.
O presidente da entidade, Efraim Fishmann, conduziu os debates em torno dos royalties sobre a tecnologia e INTACTA RR2 PRO™, da Monsanto.
O advogado Otávio Tagliari Daniel explanou sobre a proibição da oferta do termo de licenciamento e quitação geral da Monsanto no Rio Grande do Sul após uma ação movida pela FETAG/RS. De acordo com ele, a APASSUL pode entrar com uma ação em benefício dos seus associados buscando garantir que este documento possa voltar a ser ofertado aos produtores de sementes gaúchos.
A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM) esteve representada no encontro pelo seu presidente, Narciso Barison Neto. Na ocasião, ele relatou a proposta de mudanças no estatuto da entidade que congrega o sistema brasileiro de sementes. “Queremos um sistema pluralista, que pense no que é melhor para todo o Brasil”, afirmou Barison.