Brazil
December 16, 2013
No mês em que comemora 45 anos de fundação, a APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS) reuniu seus associados para a realização de assembleia geral ordinária. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Passo Fundo (RS), no dia 11 de dezembro de 2013.
Na ocasião, foram reeleitos para um mandato de dois anos o presidente da entidade, Efraim Fischmann (Sementes Estrela/Erechim), o primeiro vice, Paulo Roberto da Silveira Hadler (Hadler & Hasse/Pelotas), o segundo vice, Gelson Melo de Lima (Cotrijal/Não-Me-Toque), e o secretário, Pedro Tombini (Sementes Tombini/Carazinho).
Também foi renovado 1/3 dos membros do conselho de administração para um mandato de três anos.
O diretor administrativo, Antonio Eduardo Loureiro da Silva, apresentou o plano de trabalho e o orçamento da associação para 2014, que foram aprovados pelos presentes.
Entre as ações previstas, Loureiro destacou a busca pelo estreitamento das relações com empresas obtentoras que atuam no estado, a fim de inibir a produção de sementes fora do Sistema Brasileiro. Outra prioridade será incrementar o uso de semente legal e certificada, além do combate à pirataria e o apoio à fiscalização do produto. Participar de reuniões da ABRASEM, fortalecer a entidade e a defesa dos interesses do setor são algumas das principais diretrizes para o próximo ano.
Também estão previstos diversos treinamentos para produtores e engenheiros agrônomos, visando a produção de uma semente de alta qualidade. Está programada para 2014 uma nova edição do Encontro de Produtores de Sementes do RS, bem como o lançamento de um sistema informatizado que deverá interagir com o SIGEF (Sistema de Gestão da Fiscalização) e gerar mapas de produção de sementes. A entidade também promoverá cursos orientando sobre o uso dessas novas ferramentas.
O engenheiro agrônomo da APASSUL, Jean Carlos Cirino, mostrou os números referentes ao programa “Semente, semeie esta ideia”, mantido com a colaboração da Monsanto. De cunho educacional, o projeto “Semente, semeie esta ideia” visa incrementar o uso de sementes certificadas de soja no Rio Grande do Sul, estado que apresenta a menor taxa de uso do país. O objetivo é consolidar a pesquisa genética, a biotecnologia e a organização do sistema de produção de sementes. No próximo ano, o programa terá continuidade, com a realização de palestras em escolas agrícolas e dias de campo.
Cirino também falou sobre o Projeto de Tratamento Industrial de Sementes da APASSUL, que avalia a campo e em laboratório os principais produtos disponíveis no mercado para a cultura de soja. A primeira etapa, das três previstas, foi encerrada em junho de 2013, e os resultados já estão disponíveis para os associados da entidade no site da APASSUL (www.apassul.com.br).
Após a reunião, os presentes participaram de um coquetel em homenagem aos 45 anos da APASSUL.