Secretaria da Agricultura Do RS monta armadilhas para detectar Helicoverpa
Rio Grande do Sul, Brazil
December 2, 2013
A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio iniciou nesta segunda-feira (2), a colocação de armadilhas para realizar o levantamento da presença e distribuição da lagarta Helicoverpa armigera em lavouras de soja do Rio Grande do Sul. Serão 20 armadilhas de feromônio distribuídas em dez municípios de diferentes regiões do Estado.
A ocorrência da praga na safra passada foi comprovada através de dados coletados pelas universidades de Santa Maria (UFSM) e de Passo Fundo (UPF). Em função dos grandes prejuízos que a lagarta causou em outros estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) que visa evitar que os mesmos danos ocorram no Rio Grande do Sul.
O GT, formado pelo Ministério da Agricultura, Seapa, Embrapa, Emater e as universidades, no total deve espalhar 45 unidades de armadilhas pelo Estado. Segundo o agrônomo da Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Vinicius Grasselli, com o resultado da coleta de dados, no final da safra será possível dar uma orientação correta aos produtores gaúchos de como deve ser manejada a ocorrência da lagarta nas lavouras.
More news from: Brazil, Government
Website: http://www.radiobras.gov.br Published: December 3, 2013 |
The news item on this page is copyright by the organization where it originated Fair use notice |