Brasil - Melhoramento de plantas é tema de congresso e simpósio em Uberlândia, MG
Brazil
August 6, 2013

A cidade de Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, sedia dois eventos relacionados a melhoramento de plantas: de 05 a 08 de agosto acontece o 7º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, com o tema geral “Variedade melhorada: a força de nossa agricultura”; e o 6º Simpósio de Cucurbitáceas: Recursos Genéticos e Melhoramento, no dia 08/08, no horário das 14 às 20:30 horas. “A ideia de unir o simpósio ao encerramento do congresso levou em consideração a oportunidade de contar com a presença de profissionais envolvidos com pesquisa, ensino e extensão de diversas instituições do Brasil, até porque nos dois casos são abordadas questões relacionadas ao melhoramento”, explica Geovani Amaro, pesquisador melhorista da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF).
Abóbora, melancia, melão, pepino, maxixe, chuchu... A família das cucurbitáceas é grande e, com maior ou menor intensidade, seus membros são objeto de pesquisas de melhoramento na Unidade Hortaliças. E também grande é o universo trabalhado pelos melhoristas. “O melhoramento só funciona se houver variabilidade genética, isto é, a existência de materiais que podem ser fontes de características importantes, como resistência a pragas e doenças e produtividade, entre outras”, anota Geovani, que coordena projeto de melhoramento de abóbora.
“Nas pesquisas de melhoramento, provocamos essa variabilidade e depois os materiais que apresentam características mais promissoras são selecionados para formar as variedades que são utilizadas pelos produtores e que vão para a mesa dos consumidores, daí a importância dessa troca de experiências propiciada por esses encontros”, acrescenta o pesquisador.
Não é a primeira vez que as cucurbitáceas ganham espaço em outros eventos. Já na primeira edição do simpósio, em 1989, elas estiveram presentes em discussões e palestras durante a realização do 44º Congresso de Olericultura, em Campo Grande (MT). De acordo com o pesquisador José Flávio Lopes, os simpósios não têm periodicidade definida, mas sempre que possível são aliados a congressos, o que representa uma “ótima chance de nos reunirmos com os mais experientes no assunto, que nos dizem quais e como foram desenvolvidos os seus trabalhos com cucurbitáceas”. Sob o mesmo formato, o 47º Congresso Brasileiro de Olericultura, realizado no período de 05 a 10 de agosto de 2007, em Porto Seguro (BA), também foi palco do 4º Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas.
PROGRAMA
Para maiores informações sobre o 7º Congresso de Melhoramento de Plantas, o acesso pode ser feito pelo site www.sbmp.org.br/7congresso.
Com relação ao 6º Simpósio de Cucurbitáceas, a programação completa pode ser obtida pelo telefone (61)3385-9110, com Eulina Lopes. Os pesquisadores Geovani Amaro, Mirtes Lima, Agnaldo Donizete e Jadir Borges participam do evento como coordenadores de perguntas e discussões sobre os temas abordados, e a abertura ficará sob a responsabilidade do analista da área de Transferência de Tecnologia Marcelo Hanashiro.
More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Website: http://www.embrapa.br Published: August 6, 2013 |