Brazil
June 21, 2013

Os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) de soja da safra 2012/13 já estão disponíveis para consulta no site Cultivares. Conduzidos pela Fundação Pró-Sementes, os experimentos avaliaram o desempenho de 125 cultivares, de 15 diferentes obtentores, indicadas no zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os experimentos foram conduzidos em 26 locais representativos da cultura de soja nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os materiais foram testados em diversas condições endafoclimáticas, contemplando áreas de várzea e coxilhas.
O objetivo dos Ensaios de Cultivares em Rede é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a adoção de cultivares de soja em diferentes regiões produtoras. As sementes são tratadas com inseticidas e fungicidas recomendados para a cultura, e a adubação de base é feita de acordo com a análise do solo. Os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica informações idôneas de todas as cultivares indicadas para cada região.
São apresentados dados como produtividade das cultivares em sacos por hectare e em sacos por alqueire paulista, altura e ciclo das plantas.
Desde a safra 2008, a Fundação Pró-Sementes realiza Ensaios de Cultivares em Rede com as cultivares de soja e trigo registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e indicadas no zoneamento agrícola. Os experimentos são realizados em diferentes locais, considerando fatores como altitude, solo e clima.