Brazil
February 1, 2013
Colaboradores da Fundação Pró-Sementes estiveram no Showtec 2013, evento promovido pela Fundação MS, que aconteceu no final do mês de janeiro em Maracaju (Mato Grosso do Sul). Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conferir o desempenho de cultivares de soja licenciadas pela Fundação na região. Os destaques foram a FPS Júpiter RR e a BRS Tordilha RR.
De acordo com o pesquisador de soja da Fundação MS, Carlos Pitol, esses dois materiais apresentam bom potencial produtivo para a região. Ele recomenda, entretanto, que o plantio seja feito entre o final de outubro e o início de novembro.
José Hennigen, diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, destaca que, ainda que apresentem estaturas não tão altas, as cultivares têm um grande número de vagens por planta. “Temos perspectiva de crescimento na utilização da FPS Júpiter RR e da BRS Tordilha RR para a produção de grãos na safra 2013/2014”, disse Hennigen.
Também foi mostrada a nova cultivar BX – 9027, a ser lançada para a safra 2014/2015. Chamou atenção pelo porte, carga de vagens e potencial de produção, aliados à resistência ao acamamento. “Deverá ser uma cultivar com ótimas perspectivas para safras futuras”, acredita Hennigen.
Entre as empresas instituidoras da Fundação Pró-Sementes, estavam presentes no Showtec 2013 Artidor Adalberto Bratz, Marasca Comércio de Cereais Ltda, Cotrijuí, Fidencio Fabio Fabris e Outros, Henricus Johannes Maria Aernoudts (Sementes Guará), Leandro Van Ass e Outros.