Brazil
January 24, 2013
A Morgan Sementes e Biotecnologia, marca comercial da Dow AgroSciences, apresenta no Dia de Campo Copagril 2013 (24 e 25/1) a tecnologia POWERCORE™, primeiro evento em milho com cinco genes estaqueados aprovado no Brasil contra as principais pragas e plantas daninhas desta cultura.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer dois híbridos da marca, já com a nova tecnologia incorporada, o lançamento 30A16 e o 30A37, que já tem apresentado excelentes resultados na região. Os visitantes poderão conhecer, ainda, parcelas com os híbridos 30A91Hx, 30A95Hx, 20A55Hx e 30A68Hx. Este último também um lançamento da marca para esta Safrinha,
Os representantes da empresa irão demonstrar manejos de ervas daninhas, controle de lagartas e manejo de milho voluntário (tiguera). No estande da marca os agricultores também poderão conhecer as vantagens do tratamento de semente com Avicta Completo, para controle de percevejos e nematóides.
Especializada em milho, a Morgan apresentará pela primeira vez uma uma cultivar de soja. A 5D615RR, que leva a marca Dow AgroSciences, tem características excelentes para o Oeste do Paraná, com ciclo precoce, alta produtividade, excelente enraizamento, porte médio e crescimento indeterteminado, o que possibilita o plantio antecipado.
POWERCORE™ - Resultado de aproximadamente oito anos de desenvolvimento, a nova tecnologia proporciona aumento na produtividade das lavouras de milho, cujo percentual depende do nível tecnológico da lavoura e das condições climáticas. “Um dos diferenciais do POWERCORE™ são as três proteínas BT distintas inseridas, que reduzem a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência”, afirma a gerente de marketing da Morgan, Diogênes Panchoni. Engenheira agrônoma, ela destaca que, ao proporcionar tolerância a dois diferentes herbicidas, o novo produto também flexibiliza o manejo, permitindo ao produtor otimizar maquinário e mão de obra na pulverização.
POWERCORE™ possui múltiplos modos de ação que aliam o controle de algumas das principais pragas do milho – como a Lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), Broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpazea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon) – e também apresenta tolerância aos herbicidas glifosato e glufosinato.
A nova tecnologia é o primeiro evento com cinco genes estaqueados para a cultura de milho aprovado no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e ratificado pelo Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS).
Área de refúgio
O refúgio, plantio de milho convencional em uma lavoura de milho Bt, é essencial e recomendável para que, junto com outras ferramentas, não haja desenvolvimento de resistência por parte das pragas-alvo. Por contar com três genes estaqueados para controle de pragas, a área de refúgio recomendada para lavouras com POWERCORE™ passa a ser de 5% ao invés dos 10% de outras tecnologias.
O resultado é o aumento de produtividade nas lavouras que ajudará a fazer do Brasil o celeiro na produção de alimentos para o mundo. Esta condição vai ao encontro das necessidades mundiais, uma vez que de acordo com pesquisa recente da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, até 2050 será preciso produzir 70% a mais de alimentos para alimentar a crescente população mundial.
Lançada em maio de 2012, a Morgan Sementes e Biotecnologia é uma marca comercial da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia. Com sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, importante polo agrícola brasileiro, oferece soluções genéticas e biológicas inovadoras para o mercado de sementes híbridas de milho para lavouras de alto e médio investimento.