Brazil
October 16, 2012
Desta segunda (15) até quinta-feira (18), a Comissão Interna de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia (CIBios/UFU) realiza o 6º Encontro Nacional de Comissões Internas de Biossegurança (EnciBio), no Center Convention, em Uberlândia (MG). Com o tema "Riscos e liberação no meio ambiente de organismo geneticamente modificado", o evento é uma oportunidade para troca de experiências e discussão dos anseios e dificuldades que as CIBios enfrentam.
Serão quatro dias de atividades voltadas para integrantes das comissões de todo o país. O encontro, composto por palestras, mesas-redondas e grupos de discussões, segue até esta terça (16). Nos dois dias seguintes, ocorrem as reuniões ordinárias da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em que serão analisados projetos e tomadas decisões sobre projetos de organismos geneticamente modificados (OGMs), mais conhecidos como transgênicos.
O EnciBio, realizado a cada dois anos, traz atualizações para os membros das comissões, discussões sobre a legislação e suas necessidades. O evento inclui visitas técnicas, simpósios satélites e feira comercial de produtos e serviços relacionados ao setor. A expectativa é receber público diário de 550 pessoas.
Em comemoração aos dez anos das reuniões das comissões internas de biossegurança (CIBios), além de contar com a presença de profissionais de destaque de todo o país, que ministram palestras sobre vários temas envolvendo os organismos geneticamente modificados, o evento tem a presença do presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Flavio Finardi.
Lei de Biossegurança
Após a solenidade de abertura do encontro, Finardi falou sobre os novos rumos para a biossegurança no Brasil. Durante a palestra, o presidente relembrou a trajetória e a edição da Lei 11.105/05, que criou a CTNBio. Segundo avaliou, entre os benefícios gerados está entre eles a segurança jurídica que impulsionou a atividade em empresas de biotecnologia, solucionou conflito de competência na esfera federal e estabeleceu regras que consolidaram modelos de organização.
Ainda no segundo dia de palestras do 6º EnciBio, nesta terça (16), ele faz um balanço sobre os seis anos da edição da Lei 11.105. Em seguida, a discussão será sobre as comissões internas, com a participação do presidente, juntamente com o coordenador-geral da CTNBio, Rubens José Nascimento, e os professores Leandro Vieira Astarita, da PUC do Rio Grande do Sul, e Marco Fabio Mastroeni, da Univille de Santa Catarina.
Durante as palestras os convidados confirmados vão tratar sobre as formas de implementação da divulgação popular das comissões, dos conhecimentos relativos aos OGMs na região onde a instituição está inserida, e a conscientização nacional da população sobre a natureza e a utilização de culturas transgênicas. Uma plenária fechará os grupos de discussão.