Brazil
March 23, 2012
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, confirmou o farmacêutico bioquímico Flavio Finardi Filho como o novo presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A portaria foi publicada nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União. A decisão chancela a escolha da maioria dos membros titulares da comissão, que votaram a lista tríplice na segunda reunião do ano, realizada no último dia 15.
Maria Lúcia Carneiro Vieira foi escolhida para exercer a função de substituta do presidente do colegiado. Entre os 17 elegíveis, a bióloga e geneticista recebeu 13 votos dos 20 membros titulares votantes. Além de Flavio Finardi (que recebeu 15 votos), o grupo também indicou o médico/bioquímico Francisco Nóbrega (que obteve 14 votos).
A comissão é responsável por criar as regras para a indústria de biotecnologia no país. Após a indicações da lista tríplice, cabe ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação tomar a decisão sobre o comando da comissão, cargo a ser ocupado pelos próximos dois anos , podendo ser prorrogado uma única vez.
Confira um breve perfil dos dois dirigentes.
Presidente da comissão
Flavio Finandi Filho atua na CTNBio, desde agosto de 2008, como especialista titular na área Vegetal. É graduado em farmácia bioquímica, com ênfase em alimentos, pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre e doutor em ciências dos alimentos pela mesma universidade. Tem pós-doutorado em biologia molecular e celular de plantas na Universidade da Califórnia. É livre-docente em química, bioquímica e biologia molecular de alimentos.
Atualmente é professor associado do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da USP. Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos, com atuação nos seguintes temas: caracterização bioquímica e molecular de proteínas e enzimas, segurança e inocuidade de alimentos, alimentos geneticamente modificados e proteínas alergênicas de alimentos.
Substituta do presidente
Maria Lucia Carneiro Vieira é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 1C. Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui título de mestre em genética, pela mesma universidade, e de doutor em genética e melhoramento de plantas, pela Universidade de São Paulo (1988).
Iniciou sua carreira docente na UFPR. É professora titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP. Tem experiência na área de genética molecular de plantas e biotecnologia.