Brazil
October 17, 2011
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, que responde interinamente pela pasta, participou da abertura do XVIII Congresso Internacional do Trigo 2011, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO). Em seu discurso, o ministro interino afirmou que, hoje, o trigo é reconhecido como cereal que atende ao mercado nacional com qualidade. “Não há tempo para aventureiros. A cadeia produtiva precisa ser organizada e previsível para dar segurança aos novos investidores a partir da articulação de todos”, disse.
José Carlos Vaz agradeceu ao ministro Mendes Ribeiro Filho por tê-lo escolhido como secretário executivo e destacou a grande liderança política do ministro. Mendes Ribeiro Filho encontra-se afastado do Ministério da Agricultura para tratamento de saúde.
![O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, que responde interinamente pela pasta, participou da abertura do XVIII Congresso Internacional do Trigo 2011 (Foto: Alex Branco)](http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/image/vaz%20evento%20trigo%20500X350%20-%20Interna.jpg)
O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, que responde interinamente pela pasta, participou da abertura do XVIII Congresso Internacional do Trigo 2011 (Foto: Alex Branco)
O secretário executivo disse que o Ministério da Agricultura tem quatro pilares fundamentais. O primeiro deles é o institucional com a garantia do ministério em ser protagonista do agronegócio para dar tranqüilidade ao setor. O segundo é o da gestão voltada para o interior da instituição a fim de melhorar a auto-estima do corpo técnico e garantir que o ministério esteja apto a atender à sociedade brasileira.
O terceiro pilar diz respeito à política agrícola que, na atual gestão, buscará deixar de ser reativa para ser previsível e planejada. José Carlos Vaz explicou que o quarto pilar é o da sustentabilidade com enfoque no futuro, englobando não apenas as questões ambientais, mas buscando uma agricultura auto-sustentável em toda a cadeia do agronegócio.
Congresso
O Congresso Internacional do Trigo termina amanhã (18). O tema central desta edição é o da Saudabilidade, ou seja, o crescente interesse do consumidor com uma alimentação mais saudável e as implicações desta evolução nos padrões de consumo para o produtor de trigo, para a indústria da farinha e dos derivados.