home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Semente de qualidade é tendência e Brasil vive ótimo momento


Brazil
September 26, 2011

Reportagem do portal Safras e Mercado

O Brasil é o país que mais investe em estudos com sementes no mundo

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES, não tem esse dado em cifras, mas o presidente eleito em agosto para o próximo biênio (2011/13), José de Barros França Neto, relata um fato curioso. Nos três últimos eventos internacionais do setor, o Brasil foi o país que mais levou trabalhos. No último, o Brasil deteve 30,9% dos trabalhos apresentados, enquanto a Alemanha, país sede do evento, ficou com 9,6%.Também estamos entre os cinco países que mais faturam com o mercado de sementes.

Segundo a Embrapa Soja, de Londrina (PR), o setor pode ter faturado mais de R$ 2 bilhões em 2010. O cálculo toma como base a soja, maior lavoura do país e que em 2010/11 teve uma taxa de utilização de sementes certificadas de 64% em âmbito nacional, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes-ABRASEM. Já o plantio com sementes transgênicas atingiu 76,2% na média nacional. Para 2011/12, a ABRASEM projeta uma taxa de utilização de semente certificada de soja de cerca de 70%.

A área semeada com grão modificado, por sua vez, tende a atingir 80%.O crescimento do plantio com semente certificada ésignificativo, mas há muito a melhorar, cobra a Abrasem, numa referência direta à taxa de utilização de sementes salvas ou piratas, de 36% em âmbito nacional, no caso da soja. O fato é que com a tecnologia, a produtividade no Brasil vem subindo ano após ano, contribuindo até mesmo para uma mudança de postura do produtor na hora de planejar a safra.

A compra de sementes, por exemplo,que tradicionalmente é feita em maior volume durante o segundo semestre, esse ano foi antecipada de forma geral, com parte dos produtores garantindo o produto ainda na colheita, em março, seis meses antes do plantio.

De acordo com a Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas - APPS, houve uma antecipação no volume de negócios com sementes de cerca de 25% a 30% em 2011 na comparação com o ano anterior. A Abrasem confirma o bom momento de mercado, decorrente da capitalização dos produtores, e afirma, às vésperas do plantio,que praticamente toda a semente está comprada. "Os retardatários, que com certeza são poucos, poderão ter dificuldades", avisa o presidente da entidade, Narciso Barison.

Leia mais aqui.
 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br

Published: September 26, 2011

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved