São Paulo, SP, Brasil
22 Junho 2011
A Dow AgroSciences foi contemplada no último dia 20 com o primeiro lugar no XIV Prêmio Andef na categoria Boas Práticas Agrícolas com o Programa de Aplicação Responsável, desenvolvido em parceria com a UNESP/Botucatu. O evento, realizado no Esporte Clube Sírio, em São Paulo, reuniu cerca de 490 pessoas, entre pesquisadores, profissionais das empresas participantes, representantes de entidades do setor e órgãos do governo.
"Essa é a maior premiação da agricultura brasileira e demonstra que nossos esforços em promover uma aplicação responsável no campo estão trazendo resultados eficientes", comenta Valeska De Laquila, especialista em Product Stewardship de defensivos agrícolas da Dow AgroSciences. “Ao treinar as pessoas do campo esperamos reduzir as perdas, os riscos de deriva e garantir a eficácia das aplicações dos defensivos com a adoção de medidas seguras e incentivando a correta manutenção e calibração dos pulverizadores a campo, além do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI)”, completou.
Além da categoria Boas Práticas Agrícolas, a Andef também reconheceu as ações desenvolvidas pelos profissionais no campo focadas no uso correto e seguro de defensivos e Denis Silveira, Representante técnico de Vendas da Dow AgroSciences, foi premiado. O profissional promoveu em parceria com o Inpev e os Distribuidores (Marca Agropecuária e Boi Gordo Agropecuária) uma campanha de conscientização junto aos pecuaristas da importância da devolução de embalagens de defensivos agrícolas vazias. A campanha foi realizada durante a ExpoAcre, um dos eventos mais importantes da pecuária nesta região, e contou com a presença de mais de 250.000 pessoas.
O prêmio foi criado para valorizar iniciativas das instituições que encaram a sustentabilidade como uma oportunidade de ação, traduzindo valores em boas práticas. "As empresas e demais entidades do setor agrícola têm um papel importantíssimo na construção da sustentabilidade no campo. Ao estabelecer programas de conscientização ambiental e responsabilidade social, as empresas transmitem esse valor para todos os seus funcionários, fornecedores e principlamente ao produtor rural. É um grande canal multiplicador", comenta José Annes Marinho, gerente de educação da ANDEF.