Brazil
May 18, 2023
Com o objetivo de debater a importância da preservação dos polinizadores, a Syngenta, empresa líder global em soluções agrícolas, e a Cofco INTL, plataforma de agronegócios da COFCO Corporation, uma das maiores companhias agrícolas e de alimentos da China, com atuação global, realizam nos dias 19 e 20 de maio um evento para celebrar o Dia Mundial da Abelha (20). A iniciativa será marcada pela instalação de colmeias, identificação de árvores e rodas de conversa com pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para reforçar a importância das abelhas e demais polinizadores na produção de alimentos.
O evento é mais uma ação do Projeto Polinizar e acontece no Termas de Ibirá, em Ibirá - SP. Direcionado a produtores rurais, apicultores e alunos da região, o encontro será gratuito e aberto ao público.
"Essa celebração e união de esforços com uma empresa com princípios sustentáveis muito bem estruturados como a Cofco, tem como objetivo a conscientização e sensibilização sobre a relevância das abelhas para a produção e qualidade dos alimentos por meio da polinização na natureza. A Syngenta tem como missão a conservação da fauna polinizadora, beneficiando os recursos naturais e favorecendo a produtividade no campo, e é isso que queremos transmitir para os participantes", destacou Bruno Cesar Ananias, Gerente de Sustentabilidade da Syngenta.
Objetivo do evento é debater a importância da preservação dos polinizadores.
Esta não é a primeira vez que Cofco e Syngenta se unem em prol da conservação destes e outros agentes polinizadores. Desde 2016, as duas empresas buscam a promoção da agricultura sustentável e a manutenção de uma relação harmoniosa entre o agronegócio e a conservação da biodiversidade. O encontro, que também contará com o apoio da Prefeitura de Ibirá, terá a presença do Projeto Kombee. A iniciativa idealizada pela bióloga Isabela Cardoso Fontoura, visa a educação ambiental e instrução da população sobre a importância de polinizadores, além de frisar a relevância destes animais para a agricultura, segurança alimentar e manutenção da biodiversidade do planeta.
Abelhas e Agricultura
Devido a estudos científicos recentes, a visão sobre a importância destes insetos na agricultura tem mudado. Segundo relatório publicado em 2021 no Journal of Economic Entomology, as abelhas são responsáveis pela polinização de 42% das 57 espécies de alimentos mais plantadas no mundo. No Brasil, cerca de 76% dos cultivos são beneficiados pela polinização animal, considerando plantas cultivadas para alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras. E essa polinização impacta não só na quantidade, mas também na qualidade dos frutos cultivados.
Estudos recentes têm demonstrado que a produção agrícola de cultivos fundamentais para a balança comercial brasileira, como soja, café, feijão e laranja, vem apresentando benefícios com a polinização realizada pelas abelhas. Já outros cultivos, como maçã, melão e castanha do Brasil, necessitam essencialmente de polinização animal para serem produzidos.