Brazil
December 6, 2022
![](https://seedquest.com/visuals/image/2443.jpg)
O IV Curso de identificação de sementes e propágulos para o comércio no Brasil ocorreu entre os dias 03 e 04 de dezembro de 2022
O curso ocorreu no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia, contou com nove participantes oriundos de quatro Estados brasileiros (Goiás, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul), incluindo estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais. A maioria dos inscritos (6) foi oriunda da região Sul do Brasil (Paraná e Rio Grande do Sul).
Entre os participantes, sete deles já atuam na Análise de Sementes em Laboratórios particulares e em Laboratório público do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o que propiciou um treinamento dinâmico e a identificação de sementes/propágulos de 72 espécies vegetais em 11 horas de treinamento prático. A experiência dos participantes foi o que proporcionou agilidade no treinamento prático, bem com a troca de experiências. A apresentação de espécies vegetais ocorrentes em regiões distintas das que parte dos participantes atuam, ampliou o conhecimento e o repertório de espécies conhecidas e estruturas morfológicas, uma vez que outras espécies é que usualmente surgem nas amostras de sementes rotineiramente analisadas. A diversidade de espécies apresentadas visa atender aos diferentes interesses dos inscritos e é necessária para apresentar a variação morfológica, pois o reconhecimento de estruturas mais raras é importante na identificação das espécies.
O curso foi ministrado pelo Prof. Dr. Edson Ferreira Duarte do Departamento de Botânica/ICB/UFG, mas destacamos a participação ativa dos Profissionais TAEs no preparo e no suporte de todas as etapas do Curso os quais são nomeados a seguir: Daniela Custódio da Silva, Frederico Rocha Rodrigues Alves e Lucas Nicioli Bandeira e aos estudantes de graduação da UFG: Matheus Alves Faria (Eng. Florestal) e Marcos Paulo S. C. C. de Moraes (Agronomia), que além de participarem no preparo das atividades também ampliaram seus conhecimentos na identificação de sementes/propágulos.
Avaliação do Curso pelos participantes
Na avaliação do curso que é estimulada ao final do treinamento, foi verificado que os inscritos souberam do curso por diferentes fontes, e que tiveram um bom aproveitamento e satisfação com os materiais didáticos (Livro + Aplicativo) e com os conteúdos apresentados, ampliando seus conhecimentos principalmente em morfologia de sementes e em ferramentas digitais para a identificação.