home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Isla Sementes lista cinco dicas para começar sua horta em casa


Brazil
February 17, 2021

Ter uma horta contribui para hábitos alimentares mais saudáveis, além de proporcionar um momento de bem-estar e conexão

São muitos os benefícios de ter uma horta em casa, desde a aproximação com os alimentos até mais conhecimento sobre cada hortaliça, pois plantar e cultivar aumenta a busca e interesse sobre o manejo de cada planta.

Além disso, as atividades de horticultura se tornam uma terapia ocupacional, na qual a pessoa dedica um tempo por dia para cuidar de sua hortaliça, se desconectando da tecnologia e se conectando com a natureza.

Se você está pensando em começar a ter uma hortinha em casa, saiba que não é necessário ter um grande espaço para isso. Basta seguir direitinho o passo a passo que a ISLA Sementes, empresa pioneira na produção de sementes na América Latina, em parceria com Carol Costa, jardineira e autora do Minhas Plantas, criaram com dicas para ter uma horta caseira.

1 – Prepare o terreno

O primeiro passo é preparar o lugar em que receberá sua horta. Você pode começar um viveiro, que é semelhante à forminhas de gelo, mas específico para plantio, e terra. Se preferir, pode ser direto no vaso, mas neste caso é necessário fazer camadas. Coloque argila expandida, cubra com areia e jogue a terra. Se atente a profundidade do vaso escolhido, ele deve estar de acordo ao tamanho das hortaliças que serão plantadas.

2 – Hora de plantar
Depois te der a terra preparada, é hora de plantar! Comece cavando um buraco pequeno. Se as sementes forem grandes, o ideal é que tenha 0,5 cm. Para menores, dê uma leve afundada na terra com o dedo, criando uma cavidade rasa.

Sobre a quantidade: se você está pensando em plantar legumes como cenoura, pimentão e abóbora, três sementes são suficientes. Para plantas que colhemos em maço, como salsinha, cebolinha e coentro, a recomendação é plantar cerca de oito sementes. Se sua ideia for uma plantação de folhas pequenas, as chamadas baby leaf, pode jogar um punhado de sementes de uma só vez. Por fim, borrife com água.

3 – Alimente sua hortaliça
Até que as hortaliças atinjam o ponto de colheita, elas devem ser adubadas pelo menos uma vez por mês. Uma sugestão é húmus de minhoca, que é rico em nitrogênio, farinha de osso, cheia de fósforo e cálcio, e cinzas de carvão ou lenha, que são repletas de potássio.

4 – Hora de colher
Com 15 dias de plantio, as pequenas folhosas já estão prontas para serem colhidas. Os demais legumes, como berinjela, abobrinha e pepino, levam pelo menos 45 dias para chegar ao ponto certo. No caso do tomate, da cebola e da pimenta, o tempo mínimo de espera é de 100 dias. A ordem da colheita varia de acordo com a espécie, mas costuma ser de fora para dentro e de cima para baixo. Assim, colhemos primeiro as folhas e frutos mais antigos.

5 – Conheça novas espécies para plantar
Você já ouviu falar da Abobrinha Bavette? E do Rabanete Ulisses? É para que a gente fique cada vez mais próximo da terra, com todas as variedades de alimento que ela pode nos oferecer, que a ISLA Sementes acaba de lançar o Consultor de Sementes, uma plataforma com dicas para nos auxiliar a deixar a horta de casa cada vez mais verdinha e cheia de vida. É bem simples de usar: primeiro, você seleciona o que gostaria de plantar, como temperos, frutas, folhosas. Depois, informa qual é seu nível de experiência com essa prática – se está começando, já tem certa prática ou é profissional.



More news from: ISLA Sementes Ltda.


Website: http://isla.com.br

Published: February 18, 2021

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved