Brzil
August 11, 2020
O estado de São Paulo é um dos exemplos mais bem-sucedidos para o agronegócio do Brasil. O setor responde por 15% dos empregos formais do estado e representa 20% do PIB do agronegócio brasileiro. Trata-se do maior produtor mundial de cana-de-açúcar, açúcar, etanol e citrus, além de se destacar na produção de hortaliças, ovos, café, carne bovina, borracha e frutas.
Com o objetivo de mostrar como o estado alcançou este patamar, e como o futuro do agro está sendo planejado, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento desenvolveu o programa “Caminhos do Agro SP”. A iniciativa conta com o apoio da Syngenta, UPL e TV Cultura e será composta por uma websérie de 18 lives, que tratarão de estratégias, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável.
Para marcar o lançamento do programa, a live de abertura será conduzida em 12 de agosto, entre 18h30 e 19h15, e contará com a participação de Gustavo Junqueira, Secretário da pasta; Valter Brunner, Diretor de Sustentabilidade LATAM da Syngenta; João Cesar Rando, Diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias); e Fabio Torretta, Presidente da UPL Brasil.
Para a ocasião, o diretor da Syngenta levará exemplos de projetos, baseados em parcerias, que estão auxiliando as boas práticas agrícolas e que apoiam o desenvolvimento do agronegócio em São Paulo e em outras localidades. Além disso, Valter Brunner comentará sobre a participação da Syngenta no projeto “Caminhos do Agro SP” falando sobre a importância dos temas que serão abordados nos próximos episódios. Um exemplo é o Instituto Seedcare, que desenvolve, em Holambra (SP), tecnologias para o tratamento e plantio de sementes, bem como os projetos da Nucoffee (plataforma de negócios da Syngenta para o café), que apoia o cafeicultor desde o preparo do cultivo, até a venda do produto no mercado internacional.
Syngenta e a agricultura sustentável
A Syngenta integra diversos projetos para apoiar produtores rurais no que toca a evolução da prática agrícola de forma sustentável. Neste sentido, a empresa entende que as parcerias público-privadas são de suma importância, principalmente para que agricultores de pequeno porte tenham acesso às inovações e às boas práticas, com uma gestão equilibrada entre produtividade e sustentabilidade.
Para alcançar esses objetivos, a empresa se baseia em seu Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan), que só pôde ser concretizado graças a parcerias com entidades diversas, incluindo as representativas do agronegócio. Lançado em 2013, o Plano teve novos compromissos firmados - após ter superado quase todas as metas estipuladas para 2020 - em junho deste ano, priorizando o enfrentamento às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade. Por meio desta nova fase do Plano, a Syngenta se compromete a investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025, bem como a lançar duas tecnologias disruptivas a cada ano.
Serviço
Lançamento “Caminhos do Agro SP”
Data: 12/08
Horário: 18h30 às 19h15
Transmissão: ao vivo pelo canal no Youtube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Youtube e Facebook TV Cultura