Brazil
May 8, 2020
Source: Bayer Vegetable Seeds / Seminis Brasil
A couve-flor é uma brassica que pode ser cultivada o ano todo, em praticamente todo o território nacional. Isso se deve ao alto desenvolvimento das sementes, melhoradas geneticamente, visando enaltecer a produção, a qualidade da cultura e sua tolerância as mais variadas temperaturas e climas. Ainda assim, as sementes não possuem resistência a todas as pragas, o que possibilita certas doenças da couve-flor.
Entre as principais doenças da couve-flor, podemos citar a podridão negra, a hérnia das crucíferas, o míldio, a podridão esclerotinia e a murcha de verticillium. Essas doenças são geralmente tratadas com uma série de medidas que incorporam estratégias culturais e químicas que, juntas, possibilitam o manejo da couve-flor. No post de hoje, vamos falar das 3 principais doenças da couve-flor. Vamos lá?
Podridão Negra
Uma das principais doenças da couve-flor é a já conhecida prodridão negra. Isso porque trata-se de uma doença comum entre as brassicas no mundo todo. Sua contaminação se dá por meio da bactéria Xanthomonas campestris pv. Campestres, que pode ser espalhada por respingos de chuva, insetos ou até mesmo equipamentos contaminados.
Como identificar: É bem fácil identificar a podridão negra na couve-flor. Basta olhar para as folhas, especialmente em suas laterais, que começam a ficar amareladas, dando aspecto de de seca.
Para fazer o correto manejo da Podridão Negra e outras doenças da couve-flor, acesse nossa página dedica: Manejo de Doenças da Couve-Flor ou clique em:
Hérnia das Crucíferas
A hérnia das crucíferas nas couve-flores é causada por um fungo chamado de Plasmodiophora brassicae que fica no solo, podendo sobreviver por até duas décadas. A doença é mais comum em solos úmidos, quentes e ácidos. Segundo o Portal Agrolink, especializado em conteúdo agropecuário, o sintoma da hérnia é a formação de galhas nas raízes, dos mais variados tamanhos, causadas pelo fungo. Veja o exemplo:
Também temos o manejo da Hérnia das Crucíferas em nosso site. Para saber mais, clique em: Como fazer o Manejo da Hérnia das Crucíferas na Couve-flor.
Míldio
Entre as doenças, não podemos deixar o míldio de lado. Comum entre as brássicas, é também é causado por um fungo, o Peronospora parasítica, que é um parasita que necessita de plantas vivas para crescer e se reproduzir. A doença afeta as folhas, caules e cabeças de couve-flor, deixando-as com um aspecto de “podre”.
Quer saber como fazer o correto manejo do Míldio? Então acesse:
Manejo do Míldio na Cultura da Couve-flor
Essas e outras dicas de Manejo da couve-flor e de outras culturas você confere em nossa página especial. Acesse: https://seminis.com.br/manejo-em-foco/