Brazil
September 20, 2019
![](https://www.abrates.org.br/img/banner_posts/646507fc-9973-4252-a92e-00c142becd1d_Extensao_-_Curso_de_identificacao_sementes_2019_-_Participantes_e_Equipe.jpg)
Nos dias 24 e 25 de Agosto, o Departamento de Botânica/ICB da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou a primeira edição do Curso de identificação de sementes e propágulos para o comércio no Brasil. O evento reuniu estudantes, profissionais e pesquisadores brasileiros da Bahia, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e também de Moçambique.
Dentre os temas abordados destacam-se a apresentação dos aspectos legais na produção de sementes e propágulos vegetais; os aspectos morfológicos presentes em semenres e propãgulos vegetais e o uso de ferramentas digitais para a identificação de sementes e propágulos . Além dos conteúdos teóricos, os participantes tiveram um treinamento prático para identificação de sementes e propágulos.
O evento foi realizado em em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), com o Comitê Técnico de Sementes Florestais da ABRATES e com a Fundação de Apoio a Pesquisa da UFG (FUNAPE) e todos os participantes receberam um exemplar do Guia de Identificação de Sementes e Propágulos, publicado pela editora da ABRATES.
Confira a opinião de quem participou:
"Aprendi bastante sobre Sementes e suas características, contribuindo bastante na minha graduação em Biologia" (Andréia Guadagnin Tavares - UFOB).
"Uma forma prática, dinâmica de aprender e compartilhar conhecimentos" (Claudinéia Regina Pelacani Cruz - UEFS).
"O curso foi muito interessante e muito importante para minha área de formação que é produção e tecnologia de sementes deu para entender melhor as estruturas da semente, que em algum momento podem influenciar na germinação e nas questões de dormência. Foi muito enriquecedor mesmo! O Professor foi muito prestativo com a turma, satisfazendo na íntegra as dúvidas. O curso foi bem participativo e superou as expectativas" (Nasma Henriqueta da Sorte Cossa - UFLA/Moçambique).