Brazil
September 4, 2019
![](https://seedquest.com/visuals/image/2019/biotrigo9.JPG)
A Biotrigo Genética participou nesta semana de seis dias de campo de trigo no Paraguai. Ao todo, a jornada técnica, que reuniu aproximadamente 300 produtores, passou pelos departamentos de Caaguazú, Itapúa, Caazapá e Alto Paraná, com dias de campo nas cidades de Santa Rita, Itapuã, Pirapó, Naranjal, Yguazú, Caazapá, Juan Eulogio Estigarribia e San Cristobal. Nestas localidades foram semeadas cultivares de trigo para demonstração de potencial genético, características agronômicas e resistências às doenças comuns da cultura no país. As parcelas de trigo para produção de grãos e alimentação animal foram conduzidas pelos produtores paraguaios.
Entre as cultivares do portfólio de grãos da Biotrigo foram apresentados o TBIO Toruk, TBIO Sossego, TBIO Audaz e TBIO Sonic. As tecnologias exclusivas para alimentação animal foram Lenox, trigo para pastejo e e Energix 201, cultivar para produção de pré-secado e silagem. Segundo zootecnista da Biotrigo Genética, Éderson Henz, o Lenox é um material de ciclo super longo que pode ser semeado no Paraguai a partir de abril, atendendo uma demanda importante no segmento de alimentação para gado de corte e leite. “Esse material possui um forte perfilhamento e enraizamento bem agressivo. Além dessas características agronômicas, o Lenox possui produção de matéria verde com qualidade nutricional e boa palatabilidade para os animais”, relatou.
O primeiro evento no Paraguai aconteceu na manhã desta terça-feira (27) em Pirapó (Itapúa) e à tarde, a jornada técnica continuou em Naranjal (Alto Paraná). Na quarta-feira (28) aconteceram mais dois dias de campo. Pela manhã, a exposição das cultivares aconteceu em Juan Eulogio Estigarribia (Caaguazú). Já à tarde, a atividade aconteceu na cidade de Caazapá (departamento de Caazapá), envolvendo um grupo de investidores da Alemanha que plantam juntos quase 200 mil hectares de trigo na região. Na quinta-feira (29), o roteiro continuou no Departamento do Alto Paraná, na cidade de Yguazú, e na sexta-feira (30), encerrou na cidade de San Cristobal.