Brazil
February 4, 2014
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma ferramenta importante para garantir a produtividade e a sustentabilidade do agroecossistema. É também fundamental para combater novas pragas, como a Helicoverva armigera, que vem infestando as lavouras brasileiras nos últimos meses. Esse tem sido o enfoque da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vai apresentar aos produtores, técnicos e visitantes do Show Rural Coopavel 2014, no período de 03 a 07 de fevereiro, em Cascavel-PR, informações sobre o MIP, junto com os mais inovadores resultados de pesquisa de 18 centros nacionais da Embrapa.
Confira abaixo o lançamento da Embrapa para safra 2013/2014 e as tecnologias que serão apresentadas na Vitrine de Tecnologias, na Unidade Didática Agroecológica e na Casa da Embrapa, espaços onde a Embrapa participa no Show Rural Coopavel 2014.
Lançamento: BRS 359RR, soja precoce com alto potencial produtivo
Lançamento da Embrapa na safra 2013/2014, a cultivar de soja BRS 359RR é transgênica de ciclo precoce, que junto à semeadura antecipada, favorece o plantio do milho safrinha na melhor época. A cultivar possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo.
A BRS 359RR é indicada para a Macrorregião 2, que compreende as regiões norte, oeste e noroeste do Paraná, para as regiões sul e centro-sul do Mato Grosso do Sul e para região de Paranapanema (SP). Possui grupo de maturidade 6.0 e hábito de crescimento indeterminado. “É uma cultivar que registra alto potencial e permite o cultivo antecipado da soja, possibilitando ao agricultor tempo suficiente para o plantio da safrinha do milho”, reforça a pesquisadora da Embrapa Soja, Divania de Lima.
As cultivares de soja da Embrapa proporcionam boas safras para os agricultores brasileiros, aliando bons rendimentos com um forte programa de sanidade. A BRS 359RR possui resistência às principais doenças, como a podridão de fitóftora, nematoide de galha meloidogyne incógnita, podridão parda da haste e cancro da haste. Além de ter tolerância ao acamamento, podendo ser cultivada em regiões com altitude um pouco mais elevadas.
A BRS 359RR será lançada oficialmente pela Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado, em parceria com a Fundação Meridional, na 26ª edição do Show Rural Coopavel.
Vitrine de Tecnologias
Área de 8.000m2 onde são apresentadas variedades e tecnologias referentes às culturas da soja, feijão, milho, sorgo e forrageiras. Serão cerca de 20 cultivares e 10 tecnologias desenvolvidas especialmente para o produtor que quer um material com a credibilidade da Embrapa.
Serão apresentadas cinco cultivares de feijão, oriundas do programa de melhoramento genético da Embrapa conduzidos em parceria com outras instituições. Entre as cultivares apresentadas estão a de grão rajado, BRSMG Realce, e as do grupo de feijão tipo carioca, BRS Estilo e a BRS Ametista. Em relação ao grupo comercial preto, serão mostradas duas cultivares: a BRS Campeiro e a BRS Esplendor. Todas as cultivares apresentam bom rendimento e possuem resistência às principais doenças que atacam a cultura.
A Embrapa também vai apresentar uma coleção de variedades de soja. As cultivares apresentam ótimo desempenho e são indicadas para diferentes regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul. Serão cinco cultivares de soja convencional - BRS 283, BRS 284, BRS 232, BRS 257 e Embrapa 48. Além de duas variedades de soja transgênica (com tolerância ao herbicida glifosato), a BRS 360RR e BRS 359RR.
Espécies forrageiras e informações sobre seu manejo também serão apresentadas ao visitante, além de um dispositivo conhecido como “Régua de Manejo das Pastagens”. Trata-se de um suporte rí¬gido gravado com a indicação dos momentos de entrada e saída dos animais nos piquetes de oito espécies de capim. Também será destaque a forrageira BRS Zuri, adaptada a solos de média a alta fertilidade.
Na Vitrine, ainda serão apresentadas outras tecnologias, tais como minimilho, Integração Lavoura Pecuária, sorgo para corte e pastejo, sorgo para silagem, milho para silagem, controle biológico, cuidados com a área de refúgio e Manejo Integrado de Pragas.
Estação do Conhecimento terá minipalestras
A Vitrine de Tecnologias da Embrapa irá abrigar a Estação do Conhecimento, tenda onde serão apresentadas palestras rápidas com orientações práticas aos produtores. Para esta edição do Show Rural, as palestras abordarão os seguintes temas:
- Principais Doenças na Cultura da Soja e Estratégias de Manejo;
- Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja, com ênfase na Helicoverpa;
- Manejo Integrado de Pragas na Cultura do Feijoeiro com foco em Mosca Branca;
- Produção de Sementes na Pequena Propriedade;
- Ponto de Ensilagem (milho e sorgo);
- Integração-Lavoura-Pecuária como estratégia para a recuperação de pastagens e para a produção de palhada no sistema de plantio direto;
- Produção e Processamento de minimilho.
Unidade Didática Agroecológica
Nesse espaço a Embrapa, em conjunto com a Emater-PR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Agronômico do Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, demonstra os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental, acessíveis aos agricultores, com diferentes fontes de renda e possibilidades de agregação de valor. Nesta edição, serão apresentadas pela Embrapa cultivares de soja para sistemas de base ecológica, milho de alta qualidade proteica, fixação biológica de nitrogênio e armadilha para captura de percevejos em soja.
Casa da Embrapa
Na Casa da Embrapa o visitante poderá conferir, de forma interativa, imagens em detalhes, vídeos e entrevistas sobre um dos principais desafios enfrentados na última safra de verão: o Manejo Integrado de Pragas, com ênfase na Helicoverpa armigera.
Técnicos e produtores terão a oportunidade de conhecer softwares e tecnologias que podem ser consultadas pela internet e que ajudam o produtor rural na informatização de atividades agrícolas e aproveitar para adquirir as publicações da Embrapa. Serão cerca de 190 títulos para comercialização a preços bastante acessíveis. Ainda terão acesso aos resultados de pesquisas que colaboram com o futuro da agropecuária, referentes a diversas áreas como grãos, frutas e hortaliças, produção animal, solos, florestas e meio ambiente.
Grãos, frutas e hortaliças
Além de amostras de sementes de feijão, abóbora e azevém e mudas de batata-doce, capim elefante anão e cana-de-açúcar, o visitante poderá conferir na Casa da Embrapa:
Melhoramento genético de Uva - serão apresentadas quatro cultivares de uva. A BRS Magna, para processamento de suco; BRS Vitória que é a primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio; BRS Núbia, uva preta de mesa com sementes que tem como característica principal o fato de demandar menos mão de obra para manejo do cacho, além da BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes, e também resistente ao míldio.
Monitoramento Integrado de Pragas – baseado em um conjunto de táticas que permitem o monitoramento da lavoura, subsidiando a tomada de decisão pelo produtor. Na Casa da Embrapa, o visitante terá acesso a informações sobre o Monitoramento Integrado de Pragas nas culturas dos citros, da bananeira, mamoeiro e abacaxizeiro, além do MIP-Soja.
Produção animal
Entre as tecnologias, serão apresentadas o projeto leitão ideal, Central de Informações de Aves e Suínos (CIAS), Software de Granulometria (Granucalc), arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para produção de fertilizante orgânico e iLPF. Também será apresentado ao visitante:
Balde Cheio e Bifequali TT – ações de transferência de tecnologia que promovem o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte. A proposta é oferecer soluções para tornar a atividade dos produtores mais rentável e sustentável. A produção intensiva de leite é a combinação do uso de tecnologias e a gestão eficiente da propriedade, o que resulta no aumento da produtividade e dos ganhos econômicos. Adaptada à condição de cada produtor, possibilita a produção de mais de 20 mil litros de leite por hectare ao ano.
Controle estratégico de carrapatos-dos-bovinos - pesquisas voltadas para o conhecimento do ciclo biológico do carrapato mostraram que há uma fase do ano em que os carrapatos estão mais frágeis. Este é o momento de fazer o controle estratégico. É preciso dar o banho carrapaticida nos animais no momento certo, utilizar equipamentos adequados e empregar outras técnicas, como os “animais sugadores”.
Solos, florestas e meio ambiente
Na Casa da Embrapa, os visitantes poderão obter informações sobre a aferição da deposição de gotas nas pulverizações agrícolas e sobre a aplicação de práticas de transição ecológicas. Também conhecerão o fertilizante organomineral granulado, obtido a partir de cama de frango e o Mapa de Solos do Paraná. Ainda serão apresentados os resultados do projeto “Florestas energéticas”, com o objetivo de otimizar e viabilizar alternativas ao uso de fontes energéticas tradicionais não renováveis por meio da biomassa de plantações florestais de forma sustentável.
Serviço: o Show Rural Coopavel 2014 será realizado de 03 a 07 de fevereiro no Centro Tecnológico Coopavel, na BR 277, km 577.