Brazil
November 21, 2014
Data será celebrada com a assinatura de contratos de cooperação com instituições do Brasil e do exterior.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, completa 40 anos no dia 22 de novembro. Para comemorar, será realizada no dia 24 de novembro às 15 horas, na sede da Unidade em Brasília, DF, uma solenidade na qual o ponto forte será a assinatura de contratos de cooperação com instituições nacionais e internacionais. O objetivo principal é fazer com que a experiência adquirida pela Unidade ao longo dessas quatro décadas em relação à conservação e uso sustentável dos recursos naturais seja expandida para o setor produtivo no Brasil e em outros países.
A solenidade vai contar com a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes; do Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD no Brasil, Jorge Chediek; da diretora-geral da Bioversity International, Margaret Ann Tutwiler; do diretor-executivo do Instituto Matogrossense do Algodão, Álvaro Lourenço Ortolan Salles, e do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral S. Dias, além de autoridades diplomáticas e dirigentes de instituições de pesquisa e ensino do Brasil e do exterior.
Cooperação com a Bioversity International: presente de aniversário para as duas instituições, já que a Bioversity também comemora 40 anos
Durante a solenidade, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, e a diretora-geral da Bioversity International, Margaret Ann Tutwiler, assinarão um memorando de entendimento com cinco anos de duração com o objetivo de ampliar a cooperação entre as duas organizações a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos nas áreas de agricultura, recursos naturais e manejo da biodiversidade para segurança alimentar e nutricional, com a finalidade de ampliar a base de conhecimento existente sobre o desenvolvimento agrícola sustentável e fortalecimento institucional.
A cooperação será voltada à gestão dos recursos genéticos vegetais in situ (local de origem das espécies vegetais) e ex situ (fora do habitat das plantas), incluindo os bancos de genes e de sementes. Elas também irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao uso da biodiversidade e desenvolvimento rural no Brasil e no exterior.
A Bioversity International, com sede em Roma, Itália, é uma organização global de pesquisa sem fins lucrativos, que atua em parceria com mais de 500 instituições públicas e privadas de vários países, com o objetivo de identificar e estimular o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à biodiversidade agrícola em programas de pesquisa, desenvolvimento e educação e transferi-las para países de baixa renda em diferentes regiões do mundo.
Para o presidente da Embrapa, a parceria com a Bioversity International é de importância fundamental. "Os recursos genéticos são a chave para resolver desafios alimentares e problemas ambientais, incluindo as alterações climáticas. A utilização sustentável da biodiversidade, em bases científicas, pode impactar muito o bem-estar na sociedade", ressalta.
Para a diretora-geral da Bioversity International, a assinatura desse memorando de entendimento é um presente de aniversário para a Embrapa Recursos Genéticos e para a Bioversity International, que também comemorou 40 anos em 2014. "Trabalhando juntas, as duas organizações vão chegar mais perto da concretização do ideal comum de que a biodiversidade agrícola
alimente pessoas e sustente o planeta", destaca.
Parceria com o IMA vai beneficiar controle biológico de pragas do algodoeiro
Outro acordo de cooperação a ser assinado durante o evento comemorativo é com o Instituto Matogrossense do Algodão – IMA. A parceria tem com objetivo selecionar variedades de bactérias entomopatogênicas (específicas contra insetos) da coleção microbiana mantida pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje conta com mais de 2.500 variedades de bactérias, para o controle de pragas que atacam o algodoeiro, especialmente as lagartas Helicoverpa armigera e Spodoptera frugiperda.
Juntas, essas lagartas causam perdas superiores a 80% às culturas de algodão, pois além de comprometer partes reprodutivas das plantas, encontram grande número de hospedeiros nas lavouras nacionais.
A coleção microbiana da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já vem sendo usada com êxito para produção de biolarvicidas voltados ao controle de pragas, além de disponibilizar genes para o desenvolvimento de plantas resistentes a insetos.
A parceria já resultou na instalação de uma unidade experimental de desenvolvimento de bioinseticidas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com recursos financeiros do IMA, inaugurada no dia da solenidade.
O Contrato de Cooperação Geral entre a Embrapa e o Instituto Matogrossense do Algodão – IMA será assinado pelo diretor-executivo do IMA, Álvaro Lourenço Ortolan Salles, e pelo chefe-geral da Unidade, José Manuel Cabral de S.Dias.
Cooperação com o PNUD vai garantir a segurança da comercialização de produtos biológicos no Brasil
Ainda durante a solenidade, será assinada uma carta-acordo entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD com o objetivo de apoiar financeiramente a elaboração de protocolos de determinação da qualidade de produtos biológicos pós-comercialização a serem desenvolvidos em parceria entre a Embrapa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
Esses protocolos serão desenvolvidos pela equipe do Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, sob a coordenação da pesquisadora Rose Monnerat. Vale lembrar que o laboratório recebeu este ano a acreditação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025, o que o torna apto a prestar serviços a instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.
A carta-acordo será assinada pelo chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pelo Representante Residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek.
Serviço:
Solenidade em comemoração ao 40º aniversário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Data: 24 de novembro de 2014
Hora: 15 horas.
Local: Auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Endereço: Parque Estação Biológica (PqEB), final da Avenida W5 Norte.