Brazil
May 23, 2014
Representantes do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica pelo Desenvolvimento (Cirad/França) e da Embrapa se reuniram no dia 21 de maio, na Embrapa Arroz e Feijão onde aconteceu a primeira reunião do Comitê Gestor de Melhoramento do Arroz Hibrido, com vistas a ajustes de ações de pesquisas e negócios entre as duas instituições.
A reunião faz parte da agenda de trabalho do Comitê, que é formado pelos representantes da França, Nourollah Ahmadi, M’Barek Bouazaoui (Cirad) e, do Brasil, Raul Osório Rosinha e Vitor Henrique Vaz Mondo (Embrapa). Participaram, também, deste encontro o Chefe-Geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello, o Chefe de Transferência de Tecnologia, Alcido Wander, os melhoristas Péricles de Carvalho Neves e Orlando Peixoto de Moraes, além de Ronaldo Andrade/Secretaria de Negócios da Embrapa Produtos e Mercado e, James Taillebois/Cirad.
Foto: Sebastião Araújo
O Comitê Gestor tem atribuições de avaliar os resultados das decisões tomadas nas reuniões; recomendar estratégias e objetivos de melhoramento genético, de proteção intelectual, de produção de sementes e de comercialização de produtos gerados como resultados da cooperação entre as duas instituições; avaliar futuras parcerias, com terceiros, que envolvem produtos obtidos como resultado dessa cooperação; quando pertinente, determinar regras e condições específicas, tais como a publicação de resultados e repartição de benefícios; estudar e aprovar os planos anuais de trabalhos e também de recomendar aditamentos à colaboração.
A construção de um plano estratégico, com projetos de pesquisa de médio e longo prazos para o arroz hibrido são prioridades para a Embrapa quando o tema é fortalecer a parceria com o Cirad.
Atualmente, o Cirad mantém no Brasil um total de 22 pesquisadores atuando em instituições de pesquisa, sendo que nove deles têm projetos com pares de Unidades Descentralizadas da Embrapa.