Brazil
June 28, 2024
Companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, ADAMA acaba de conquistar a ampliação de registro de seu inseticida Magnum® para as culturas de feijão e amendoim.
Com essa aprovação, o produto passa a ser uma importante ferramenta no manejo de pragas-chave como a mosca-branca (Bemisia tabaci), a cigarrinha-verde (Empoasca kraemeri) e tripes (Enneothrips flavens), que causam sérios danos à produtividade dessas lavouras.
No caso do feijão, a mosca-branca é uma praga de difícil controle que tem incomodado produtores em diversas regiões produtoras, como no interior de São Paulo e do Paraná, pois é responsável pela transmissão do mosaico-dourado, principal virose que afeta o feijão-comum. Em alguns casos, os agricultores chegaram a deixar de cultivar feijão em determinadas épocas do ano devido à incidência dessa praga. Magnum® atua no controle da mosca-branca, contribuindo para o manejo eficiente da virose.
Já no amendoim, o foco de Magnum® será o controle dos tripes, que é uma das principais pragas da cultura. O período mais crítico de ocorrência da praga nas lavouras é no início do ciclo, entre 25 a 60 dias após o plantio. Esses insetos deformam as folhas, criando estrias prateadas que reduzem a capacidade fotossintética das plantas e, consequentemente, podem impactar negativamente a produtividade, reduzindo de 10 a 75% a produtividade da cultura.
"A ampliação do registro de Magnum® para feijão e amendoim representa um importante avanço no manejo de pragas nessas culturas", afirma Raphael Malandrino, gerente de produto (inseticidas) da ADAMA. "Com a pressão crescente de insetos como mosca-branca e tripes, é fundamental oferecermos aos produtores ferramentas eficientes para compor o manejo integrado de pragas, possibilitando a rotação de ingredientes ativos e minimizando o desenvolvimento de resistência de pragas aos inseticidas", completa.
Malandrino ressalta que a ADAMA está comprometida em contribuir cada vez mais com os agricultores, oferecendo soluções versáteis e adaptadas às necessidades de diferentes cultivos. "Magnum® já vem demonstrando sua eficácia na produção de algodão, batata, citros, soja e tomate e agora poderá auxiliar também no controle de pragas críticas no feijão e no amendoim, melhorando a produtividade e a rentabilidade dessas lavouras”, reforça.