Brazil
April 4, 2024
Biotecnologias inéditas para o tratamento de sementes, soluções digitais e um amplo portfólio para a proteção das principais culturas agrícolas de Goiás, incluindo produtos que compõem a recomendação para o controle da anomalia da soja. Esses são alguns dos destaques da participação da Syngenta, empresa líder global no desenvolvimento de soluções agrícolas, na 21ª edição da Tecnoshow Comigo, que será realizada entre os dias 8 e 12 de abril, no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde (GO).
“O agronegócio goiano tem grande importância no cenário econômico nacional, sendo um dos maiores produtores de tomate, feijão, arroz, milho, soja e sorgo do Brasil. Nosso compromisso é contribuir ainda mais para essa produtividade, recuperando áreas degradadas e a biodiversidade, acelerando o desenvolvimento de inovações e as disponibilizando para os produtores”, afirma André Savino, Presidente da Syngenta Proteção de Cultivos no Brasil.
Durante a feira, a Syngenta apresentará o Rizoliq® UHC, o primeiro inoculante líquido de longa vida com extensão no pré-tratamento da soja no Brasil. Com a maior concentração de bactérias da espécie Bradyrhizobium sp do mercado, o produto possibilita 90 dias de pré-tratamento e chega para apoiar os agricultores na fixação biológica de nitrogênio nas plantas. “Estudos apontaram que o tratamento feito com Rizoliq® UHC, associado a fungicidas, inseticidas e nematicidas, proporcionou um incremento de até 23% na produtividade do grão”, destaca Dáfila Fagotti, Gerente de Produtos Biológicos da Syngenta.
A tecnologia TYMIRIUM®, molécula inovadora que está em fase de registro e é destinada ao tratamento de sementes e aplicação no solo em mais de 20 culturas, também será apresentada aos visitantes. Além do Fortenza® Vip Turbo, solução inovadora para o tratamento de sementes na cultura do milho. Ainda em soluções biológicas, os visitantes também poderão conhecer os bioestimulantes foliares Megafol®, solução que atua na reativação do metabolismo da planta para a superação de estresses em diversos cultivos, como soja, milho e trigo; e o Yieldon®, produto que contribui para maior transporte de açúcares e de nutrientes, promovendo o enchimento de grãos em grandes culturas de soja e milho.
Além disso, a Syngenta também levará para o evento outras tecnologias disruptivas, como os inseticidas VERDAVIS®, com ação acaricida para as culturas de milho e soja; Elestal® Neo, altamente eficaz no controle de todas as fases da mosca-branca; e Instivo®, único inseticida que controla todas as espécies de Spodopteras, considerada uma das pragas principais do algodão.
A Syngenta marca presença em mais uma edição da Tecnoshow Comigo levando um portófolio completo para os agricultores
Na classe dos fungicidas, os destaques da companhia para a Tecnoshow 2024 serão os produtos ALADE®, fungicida translaminar que combina solatenol, ciproconazol e difenoconazol; MITRION®, fungicida inovador formulado a partir de solatenol e protioconazol, oferecendo controle preventivo e curativo; e ELATUS®, fungicida sistêmico e de contato com uma formulação que permite fácil dissolução e rápida penetração, criando uma barreira impermeabilizante contra fungos. Esses produtos auxiliam no manejo do quebramento de haste e podridão de grãos da soja, a chamada anomalia da soja, problema que causa enormes prejuízos aos produtores.
“Tendo em vista todo prejuízo aos sojicultores, a Syngenta se dedicou em estudar a fundo esse problema e foi a primeira empresa do setor a contar com uma recomendação suportada por bula aprovada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) direcionada ao manejo de anomalias na soja”, ressalta Bruno Zuntini, líder do portfólio de fungicidas da Syngenta.
O MIRAVIS® Duo, fungicida que chegou para fortalecer a proteção do cultivo do milho, também será apresentado no estande. Completando o portfólio da Syngenta para a Tecnoshow, a companhia também apresentará o herbicida pré-emergente EDDUS®, inovação notável no manejo de plantas daninhas na cultura da soja; e CALARIS®, herbicida sistêmico e seletivo para a cultura do milho, utilizado para controle das espécies daninhas.
Agricultura Digital
O público visitante do estande também poderá conhecer melhor a Cropwise, plataforma global da Syngenta que promove ferramentas de agricultura digital para auxiliar os agricultores a solucionarem os desafios do campo. Entre as ferramentas que a Syngenta oferece na plataforma, estão o Protector, responsável por otimizar as atividades operacionais na lavoura, proporcionando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva; o Imagery, que analisa imagens de satélites aplicando os índices que identificam falhas e ajudam na avaliação do vigor das plantas; e Nemadigital, tecnologia que identifica nematoides de forma prática e ágil em cultivos de soja. Por meio de inteligência artificial e modelagem computacional, a ferramenta utiliza um banco de dados históricos das últimas quatro safras para rastrear em quais áreas há maior chance de infestação. Entre outros benefícios, a tecnologia possibilita identificar o local do problema e direcionar as coletas de solo e de raiz para tratamento de cada talhão de acordo com as suas peculiaridades para direcionar o manejo e minimizar as perdas.