Brazil
September 9, 2015
Técnicos das Gerências Regionais da Epagri de Rio do Sul e Florianópolis participaram, no dia 20 de agosto, de excursão técnica para capacitação em sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH) em cebola. Os 29 profissionais visitaram a propriedade rural do agricultor Valdemar Lauro da Silva, em Alfredo Wagner, que é exemplo pela consciência da família com a conservação dos recursos naturais, a criatividade na adaptação de máquinas, a rentabilidade e a sustentabilidade do sistema adotado.
Os técnicos da Epagri conheceram as práticas de adubação verde, manejo do solo, rotação de culturas, adaptação de máquinas, sistema de adubação mineral e armazenagem de cebola. Na primeira parte da excursão eles assistiram palestra sobre o trabalho que a Epagri desenvolveu na área no último ano e discutiram pontos em que o sistema deve evoluir, como a redução do uso de herbicidas, a adaptação de máquinas para a semeadura de espécies de adubação verde e semeadura direta nos canteiros de produção de mudas de cebola. Na segunda etapa eles viram o trabalho da máquina adaptada para o transplante de cebola sobre cobertura morta e lavouras já implantadas. Por fim, foi proporcionado mais um momento de avaliação e discussão para uma nova forma da extensão rural, que trabalhe visando à difusão do SPDH.
“O evento permitiu aos técnicos a compreensão dos princípios do SPDH que viabilizam a sustentabilidade da agricultura familiar na região, prevendo o emprego de tecnologias que visam o uso racional de insumos e asseguram a viabilidade econômica, a recuperação e conservação do solo e da água”, explica Édio Zunino Sgrott, engenheiro-agrônomo da Epagri que coordenou o evento.
Édio faz uma avaliação positiva do evento, que além de oportunizar a visão mais ampla do sistema, também vai auxiliar na elaboração do próximo Plano Anual de Trabalho da Epagri. Ele resume a importância do SPDH com a declaração do agricultor Valdemar: “não me interessa quantas toneladas a mais de cebola uma prática vai me render em uma safra, o que me interessa é por quantos anos nós vamos continuar produzindo na nossa propriedade”.
A visita faz parte do Projeto Horticultura, liderado pela engenheira-agrônoma Silvia Mara Zimmermann.