Cascavel (PR), Brasil
30 de janeiro de 2014
- OrkestraTMSC, fungicida lançado no fim de 2013, possui mecanismo de ação diferenciado para controle da doença, além de ganhos de produtividade
- O produto será introduzido no já consagrado Sistema AgCelence® Soja
- Na ocasião ocorrerá também o lançamento do serviço Smart Spray Solution, que visa à aplicação mais assertiva de defensivos agrícolas
A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF apresentará no 26o Show Rural Coopavel, evento considerado a maior vitrine tecnológica do País, seu mais novo fungicida: OrkestraTMSC. Trata-se do primeiro defensivo da classe das Carboxamidas a ser aprovado no Brasil.
Além da aprovação para a ferrugem asiática da soja, em setembro de 2013, o fungicida obteve recentemente registros para outras seis doenças: mancha-alvo (Corynespora cassiicola), mancha-parda (Septoria ghycines), crestamento foliar (Cercospora kikuchii), oídio (Erysiphe diffusa), mela (Rhizoctonia solani) e antracnose (Colletotrichum truncatum).
OrkestraTMSC será apresentado de acordo com o modelo de manejo integrado. O produto fará parte do Sistema AgCelence® Soja que, além do controle fitossanitário das principais pragas iniciais e doenças - desde o tratamento de sementes com o fungicida e inseticida Standak® Top -, contribui para uma melhor transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos, melhorando a eficiência da planta e tornando-a mais produtiva em função do ingrediente ativo F500.
“Aliamos o novo produto ao já consagrado Sistema AgCelence® Soja. A ideia é iniciarmos um novo ciclo no tratamento e no manejo fitossanitário da soja, já que OrkestraTMSC apresenta um mecanismo de ação diferente e é recomendado para resistência de fungos com alta eficácia”, afirma Carlo Luz, gerente do Departamento de Marketing de Cultivos Extensivos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF.
Outro destaque em termos de produto a ser apresentado na Show Rural Coopavel é Pirate®, que obteve no segundo semestre do ano passado a extensão de registro para o controle da largarta Helicoverpa armigera em soja. Esse inseticida e acaricida tem ação translaminar, ou seja, quando aplicado na face de uma folha exerce sua ação contra insetos alojados inclusive na outra face da folha. Além disso, tem excelente efeito de choque e ótimo residual.
A BASF também aproveitará a oportunidade do evento para o lançamento de um novo serviço: o Smart Spray Solution. Trata-se de uma certificação de pulverizadores que beneficiará produtores rurais e também o meio ambiente. O objetivo é oferecer ferramentas para reduzir perdas e aumentar a rentabilidade da lavoura aliando tecnologia e otimização de recursos.
O Smart Spray Solution já está em andamento com 50 produtores no Paraná. O projeto é uma iniciativa da BASF em parceria com o Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos e Máquinas Agrícolas (Nitec) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), localizada na cidade de Bandeirantes (PR).
Na prática, o agricultor que buscar a certificação por meio do Smart Spray Solution fará um contrato com a BASF e receberá visitas periódicas das equipes técnicas para o planejamento e averiguação do cumprimento dos processos estabelecidos.
O estande da empresa também contará com os serviços Digilab Mobile Tablet e AgroDetecta. O primeiro ajuda o produtor a detectar os sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas, em diferentes culturas, por meio do auxílio de um microscópio digital, que captura as imagens, e de uma biblioteca virtual de saúde vegetal. A nova versão portátil possui lente instalada em um suporte acoplado ao tablet capaz de aumentar em até 100 vezes as imagens, além do acréscimo de sete culturas ao módulo de Saúde Vegetal, totalizando agora 23, além de dois novos módulos – Non Crop e Nematóides.
Já o AgroDetecta é um serviço de monitoramento climático que oferece suporte ao produtor por meio de uma rede de mais de 230 estações espalhadas pelo país. Estas estações meteorológicas processam diversas informações, seguindo um modelo matemático, e indicam o melhor momento para a realização do controle fitossanitário, evitando assim a disseminação de doenças em diferentes culturas.
Áreas demonstrativas
Os produtos para soja, milho e multiculturas serão atrações à parte da BASF. Nas áreas demonstrativas, o público terá oportunidade de conhecer os benefícios conferidos ao uso do portfólio de defensivos com foco no aumento de produtividade e rentabilidade.
Além de OrkestraTMSC, será apresentado também o Standak® Top, outro produto que integra o Sistema AgCelence® Soja. Único com ação fungicida e inseticida para controle das principais pragas e fungos para sementes. Sua aplicação oferece um maior arranque, engalhamento e enraizamento da planta, permitindo a produção de mais vagens e, com isso, o aumento da produtividade dos grãos.
Já para a cultura do milho, a BASF apresentará os resultados do manejo com o fungicida Abacus®HC. Sua aplicação é recomendada para o manejo das principais doenças da cultura, pois apresenta alta eficiência no controle das ferrugens (Puccinia sorghi e Puccinia polysora) e de phaeosphaeria (Phaeosphaeria-maydis), deixando as plantas mais saudáveis e produtivas, o que proporciona um maior rendimento de grãos e, consequentemente, maior lucratividade ao agricultor.
Para contemplar a demanda para multicultura, a BASF demonstrará o herbicida Heat® - defensivo que atua de maneira assertiva sobre a buva, uma das principais ervas daninhas resistentes a outros herbicidas e que está presente em grande parte do Brasil.
“É nesta feira que o produtor procura informação, novidade e aproveita para tirar todas as dúvidas. É uma integração muito importante entre nossos técnicos e o público”, disse Hélio Costa, gerente de vendas BASF da regional Cascavel, cidade sede do Show Rural.
Serviço
Show Rural Coopavel
Período: de 3 a 7 de fevereiro de 2014
Local: Coopavel Cooperativa Agroindustrial
Endereço: BR 277 – Km 577 Cascavel (PR)
Mais informações: www.showrural.com.br
Restrição no estado do Paraná
- O produto Orkestra SC está temporariamente restrito para os alvos Corynespora cassiicola, Erysiphe diffusa, Rhizoctonia solani e Colletotrichum truncatum na cultura da soja.
- O produto Standak® Top está temporariamente restrito para o alvo Phytium spp na cultura do milho.
- Os produtos OrkestraTM SC, Standak® Top, Heat® e Abacus® HC estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números 08813, 01209, 01013 e 9210.
Pirate®
Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle dentro do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Uso exclusivamente agrícola. Registro MAPA nº 05898.