XVI RELARE apresenta estudos para melhorar produção - Evento discutiu a utilização de inoculantes na agricultura
Brazil
August 24, 2012
A Embrapa Soja realizou nos dias 21 e 22 de agosto, em Londrina (PR), a Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola(XVI RELARE). O evento, que contou com a participação de cerca de 100 representantes de instituições de pesquisa brasileiras e de outros países do Mercosul, teve como objetivo discutir resultados e normas legais, avaliar metodologias e validar recomendações de utilização de inoculantes para a agricultura.
Durante a reunião da RELARE foram apresentados resultados de estudos que visam identificar microrganismos que possam contribuir para a diminuição da necessidade de adição de fertilizantes químicos às plantas. As vantagens são econômicas e ambientais, resultando em menores custos para o agricultor e menor poluição de lagos, rios, reservatórios de águas e da atmosfera.
Segundo o presidente da XVI RELARE, Ricardo Araujo, atualmente são comercializados cerca de 25 milhões de doses de inoculantes no Brasil. A maioria delas é destinada a cultura de soja. Para a pesquisadora da Embrapa Soja, Mariângela Hungria, esse é o maior diferencial da soja brasileira, já que o uso de inoculantes contendo bactérias fixadoras de nitrogênio dispensa totalmente os fertilizantes nitrogenados, o que resulta em uma economia de R$ 14 bilhões de reais anualmente ao País.
More solutions from: . Brazil, Government . EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Website: http://www.radiobras.gov.br Published: August 24, 2012 |