home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Produtores visitam Unidade e discutem tecnologias para produção de cebola


Brazil
May 28, 2012

Um grupo de produtores de cebola de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul visitou a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), na última semana, para conhecer as tecnologias voltadas para esta cadeia produtiva. A oportunidade da visita surgiu a partir de reunião do chefe-geral da Unidade, Celso Moretti, com o deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS).

De acordo com o engenheiro agrônomo Volmir Borsatto, secretário da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), o grupo tem interesse bastante particular no desenvolvimento da cadeia produtiva de cebola no Sul do país e também em outras regiões de clima subtropical e temperado. “Queremos defender a produção nacional de cebola e o objetivo da visita é justamente buscar as tecnologias da Embrapa Hortaliças que possam ser utilizadas em benefício da nossa região, principalmente no que se refere às cebolas de dia médio e longo”, acentuou.

O grupo de produtores, que contava também com técnicos agrícolas e representantes do Legislativo, pôde conhecer tecnologias relacionadas à semeadura direta, desenvolvimento de novas cultivares, combate de invasoras e controle de doenças. “Como a Embrapa desenvolve um trabalho de longo prazo sobre a cultura da cebola, viemos buscar subsídios para resolver os problemas que enfrentamos lá no Sul”, destacou Borsatto.

Outra preocupação aventada pelos cebolicultores é a competição no mercado dos produtos nacionais com os produtos importados. “Nesta última safra, nós tivemos que competir com cebolas provenientes da Holanda, Espanha e também Argentina. É preciso ganhar o mercado nacional para, então, pensar em exportação”, sublinha o engenheiro agrônomo.

Segundo Borsatto, o país tem condições de ofertar cebola para o mercado o ano todo e não há necessidade de exportar em grande quantidade, ainda mais em prejuízos aos produtores brasileiros. “Mas por algum motivo, seja falta de informação do mercado consumidor ou falta de qualidade do produto nacional, acaba ocorrendo a importação. Por isso, viemos buscar aqui qualidade e aumento de produtividade para nossas lavouras”, finaliza.



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: May 28, 2012

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2025 SeedQuest - All rights reserved