Brazil
June 16, 2023
Tomou posse nesta quinta-feira (15), durante a 225ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (Consad) da Embrapa, o novo presidente do colegiado, Carlos Ernesto Augustin, indicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O assessor especial do ministério é engenheiro agrônomo e produtor rural e assume em substituição a Guilherme Soria Bastos Filho. Estiveram presentes à posse a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e a diretora-executiva de Negócios, Ana Euler.
Conselho de Administração (Consad) da Embrapa
“Gostaria de dar as boas-vindas ao novo presidente e reforçar a expectativa de toda a Diretoria da Empresa de começar um trabalho conjunto com o Conselho, para que possamos avançar nas prioridades da Embrapa nos próximos anos”, disse Silvia, agradecendo pela disponibilidade de colaboração dos demais integrantes do colegiado.
Carlos Augustin disse que assumir a presidência do Consad é uma missão delegada a ele pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. “Estou ciente dos estudos do grupo de trabalho de renovação, que talvez seja a missão mais significativa que vamos ter daqui para a frente”, comentou. “Não só conduzir bem a Embrapa, como também prepará-la para os próximos anos, em função das mudanças, da ciência, do mundo, da agricultura digital e também da forma de gerenciamento”, completou, lembrando ter se reunido com a presidente da Embrapa, para conversar sobre o que é possível fazer e como inovar.
Segundo ele, o Brasil e a Embrapa são referências para outros países, daí a importância de pensar a retomada da inserção na África e uma nova atuação na América Latina. “Já conversei com o Senar (Serviço de Aprendizagem Rural), porque temos que elaborar estratégias bem positivas no âmbito da extensão rural. A Embrapa é um fenômeno, mas precisa fazer com que as tecnologias cheguem ao agricultor”, comentou. “Talvez o melhor parceiro que tem potencial e capilaridade seja o Senar”.
Carlos Augustin foi executivo da Sementes Petrovina, empresa situada em Pedra Preta (MT), e atualmente é vice-presidente da Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso (APROSMAT) e do Fórum Agro/MT, além de ser membro dos conselhos consultivos da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e do Instituto Pensar Agro (IPA).
Fonte: Katia Marsicano – Superintendência de Comunicação (Sucom)
Valorização dos empregados será prioridade, afirmam novos diretores
Da esquerda para direita: Ana Euler, Clenio Pillon, Silvia Massruhá e Selma Beltrão - Photo: Fernanda Diniz
Em reunião nesta quinta-feira (15), o Conselho de Administração da Embrapa (Consad) aprovou os planos de trabalho e empossou dois novos diretores-executivos. Agora, os nomes seguirão para publicação no Boletim de Comunicação Administrativa (BCA). Clenio Pillon e Selma Beltrão assumem a partir da próxima segunda-feira (19) as diretorias de Pesquisa e Inovação (DE-PI) e Pessoas, Serviços e Finanças (DE-PSF), respectivamente. Pillon ficará também à frente da Diretoria de Governança e Gestão (DE-GG) até que o novo gestor seja empossado.
Em seus discursos de posse, eles ressaltaram a valorização das pessoas como um dos principais compromissos da nova gestão com a presidente Silvia Massruhá e a diretora de Negócios, Ana Euler, empossada em 19 de maio. Todos os nomes são de carreira na Instituição e passaram pela aprovação do Consad e do Conselho de Elegibilidade (Coele).
Além do enfoque nas pessoas como principal capital da Empresa, Pillon e Selma destacaram também o compromisso com uma agricultura cada vez mais sustentável para os próximos 50 anos, baseada na pluralidade e no diálogo com todos os segmentos do setor produtivo e a sociedade. Prometeram ainda lutar pela recomposição orçamentária e fortalecer a participação da Embrapa no desenvolvimento agropecuário do País, especialmente no que se refere ao combate à fome e à redução das desigualdades sociais.
"É com muita honra e felicidade que passo a fazer parte desta nova gestão, que tem como marcas a governança humanizada e a forte presença feminina, uma vez que três dos cinco cargos de direção são ocupados por mulheres, e pela diversidade regional. Vamos trabalhar na valorização das pessoas, para criar um ambiente de trabalho saudável, ético, motivador e produtivo, bem como para ampliar as parcerias com as instituições do SNPA e os setores público e privado e pelo fortalecimento da integração entre as UDs", enfatizou Selma. Outro compromisso assumido é a recomposição do quadro de empregados.
A nova diretora deixa a representação dos empregados no Consad para assumir a DE-PSF no lugar da analista Mara Rocha Ribeiro.
Pillon também agradeceu a todos pela confiança e afirmou que a principal motivação para assumir a Diretoria de Pesquisa e Inovação é fortalecer ainda mais o papel da agricultura no desenvolvimento do País. “A partir do diálogo e da valorização das pessoas, das equipes e dos espaços de participação, usando estratégias inovadoras de construção do conhecimento e de gestão e em articulação às políticas públicas de forma transversal, vamos fortalecer as agendas de mercado, social e ambiental, com sinergia interna e em conjunto aos nossos parceiros nos ambientes de inovação. Vamos atuar na fronteira do conhecimento e em maior proximidade aos segmentos das cadeias agroalimentares, pecuárias e florestais e aos nossos públicos prioritários, visando contribuir para a sustentabilidade da agricultura e para o desenvolvimento do país”, destacou.
Pillon assume o cargo no lugar do pesquisador Guy de Capdeville, que permaneceu à frente da DE-PI de fevereiro de 2020 até maio de 2023.
A presidente Silvia Massruhá agradeceu ao Consad pela posse dos novos diretores, salientando que, com isso, a equipe está quase completa. "Juntos, vamos trabalhar de mãos dadas com os cinco milhões de produtores brasileiros em prol de uma agricultura cada vez mais pujante e humanizada. As diferentes ideias e experiêncas que fazem parte da bagagem de cada um de nós vão garantir uma gestão plural e inclusiva", complementou.
Estiveram presentes à posse o novo presidente do Consad, Carlos Augustin, e os conselheiros Tereza Vendramini, Luana Souza, Rafaelo Abritta e Paulo Alvin (on-line).
Saiba mais sobre os novos diretores
A analista da Superintendência de Comunicação (Sucom) Selma Lúcia Lira Beltrão é a nova diretora-executiva de Pessoas, Serviços e Finanças. Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB), foi gerente-geral da Unidade de Serviço Embrapa Informação Tecnológica, entre 2013 e 2018, sendo responsável pela execução de importantes programas e políticas públicas do governo federal. Selma foi eleita por dois mandatos consecutivos como representante dos empregados no Conselho de Administração da Embrapa (Consad), entre 2020 e 2023. Também faz parte do Conselho Deliberativo da Ceres, Fundação de Seguridade Social fechada de previdência complementar, sem fins lucrativos, multipatrocinada e gestora de planos previdenciais, como da Embrapa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Emater Minas Gerais, etc.
Selma possui experiência nas áreas de administração, governança, integridade e ética, políticas públicas, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, sustentabilidade e educação. Na área de comunicação atuou com ênfase em: jornalismo, marketing, negócios, popularização da ciência, gestão e difusão da informação técnico-científica; gestão editorial, intercâmbio e construção do conhecimento.
O pesquisador Clenio Nailto Pillon é o novo diretor-executivo de Pesquisa e Inovação. Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Solos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agrônomo pela mesma instituição de ensino, onde também desempenhou a função de professor universitário. Pillon exerceu o cargo de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), entre 2011 e 2019, e chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, entre 2007 e 2011.
Natural de Santa Maria (RS), filho de agricultores, ingressou como pesquisador em 1999 na Embrapa Suínos e Aves. Na Embrapa Clima Temperado, além de atuar como membro de equipe, liderou vários projetos de captação externa por meio de acordos de cooperação técnica e financeira junto a empresas públicas e privadas e a agências de fomento e, ainda, junto ao Sistema Embrapa de Gestão. |
Leia mais
Ana Euler toma posse como nova Diretora de Negócios da Embrapa